Muitos pais e mães se preocupam em falar de Deus na educação infantil, e há bons motivos para isso. Afinal de contas, os valores ensinados por Cristo têm o poder de moldar o caráter das crianças de uma forma maravilhosa.
No mundo de hoje, principalmente, quando os valores parecem se perder com tanta facilidade, é importante trazer “alimento sólido” na vida dos filhos.
Só que existe um certo dilema para decidir como e quando falar de Deus na educação infantil. Se por um lado há a importância do que Cristo ensinou, por outro, há o fato de que as crianças ainda não se desenvolveram de todo, física e mentalmente.
Sendo assim, como passar os princípios cristãos para os seus filhos, de forma que aprendam com naturalidade, sem qualquer imposição forçada?
Veja a seguir como, exatamente, falar de Deus na educação infantil através das figuras religiosas, da história de Jesus e de ensinos práticos sobre como conversar com Ele.
Como falar de Deus na educação infantil exatamente?
Tão importante quanto falar de Deus na educação infantil é fazer isso de uma maneira que impacte a vida das crianças. Elas devem ser apresentadas a Cristo e a sua mensagem de forma que entendam a beleza e o valor por trás disso. É preciso lembrá-las de que o cristianismo é baseado em fé, esperança e, acima de tudo, amor.
É necessário falar de Deus na educação infantil, mas também é importante demonstrar o amor dele na vida dos filhos. Somente assim é possível realmente ensiná-los.
Por isso, antes mesmo de entrar nas dicas práticas de como falar de Deus na educação infantil, é importante entender que isso é um processo natural. Por isso, comece cedo. Mais vale introduzir a fé na vida da criança desde bem pequena do que, de repente, quando ele já for um pouco mais velho, começar a falar de assuntos religiosos
E para fazer isso com naturalidade, vale a pena falar sobre Jesus, as figuras religiosas e, claro, ensinar a criança a alegria de orar e conversar com Deus.
Veja o nosso passo a passo:
Comece apresentando as figuras religiosas
As chamadas “figuras religiosas” que você deve apresentar aos seus filhos tratam-se das formas como Deus se apresenta aos seres humanos. Essa forma reflete o conceito da trindade.
Apresente Deus como um Pai. Essa é a forma mais fácil de ensinar a criança sobre o poder e, ao mesmo tempo, o amor do Criador. Deus possui vários nomes e realiza feitos na vida das pessoas desde o início da Criação até hoje, mas a figura paterna é uma poderosa memória e experiência na vida de qualquer ser humano.
Não é à toa que no começo todos nos referimos a Ele como “Papai do Céu”. Mostre a seus filhos que Deus é pai de todas as pessoas no mundo, até mesmo dos adultos. A criança entende a dinâmica da relação de pais e filhos e logo será fácil de compreender como o próprio Deus nos vê, isto é, como filhos.
Ao falar de Jesus, mostre que o que marca essa figura é o seu amor. Jesus é um redentor, que se sacrificou para salvar a todos nós. Além disso, ele veio à Terra para nos ensinar como sermos melhores, como sermos parecidos com ele.
Então, ao ensinar a criança, enfatize sempre o exemplo que Jesus nos deu ao longo de sua vida.
Por fim, há o Espírito Santo, a quem a própria Bíblia chama de “Consolador”. Ele é a terceira parte da trindade. De acordo com as Escrituras, o Espírito habita em todos os seres humanos e exerce a função de nos conscientizar acerca de nossos erros.
Fale sobre Jesus
Não há como falar sobre Deus na educação infantil sem mencionar Jesus. Sem o seu nascimento, vida na Terra e sacrifício, a história da humanidade seria completamente diferente.
Aproveite épocas de Natal e Páscoa para ensinar aos seus filhos sobre o nascimento de Jesus e a importância desse evento. Mostre para eles que Jesus já foi da idade deles, que aprendeu a obedecer aos pais, a amar ao próximo e que foi um verdadeiro modelo de caráter e comportamento.
Não deixe de falar, também, no amor que Jesus tem por todos nós.
Ensine a criança a conversar com Deus
Uma prática-chave na vida de um cristão é a oração, além de um lindo hábito para ensinar as crianças desde quando aprendem a falar. Apenas falar que Deus é uma pessoa, ou que é um Pai, pode ser uma forma incompleta de ensinar a criança sobre o Seu amor. Nesse caso, a oração ajuda a entender o caráter pessoal dele.
O próprio Jesus ensinou um modelo de oração, o Pai Nosso. Em poucas palavras, é possível mostrar aos filhos como se dirigir a Deus, como adorá-lo, como pedir perdão e misericórdia, além de forças para ser como Jesus.
Torne o momento de oração um hábito em casa. Pode ser ao acordar, na hora das refeições ou antes de se deitar.
Diga como Jesus fica feliz e orgulhoso quando fazem coisas boas
Há coisa mais linda do que ver os olhos de nossos filhos brilhando quando estamos orgulhosos deles? É importante, novamente, acentuar o caráter pessoal de Jesus e do quanto ele se orgulha quando uma criança faz algo bom, como obedecer aos pais, realizar alguma tarefa, dividir o lanche com os amigos, tirar notas boas na escola ou, claro, orar voluntariamente.
Ensine sobre a Bíblia
As orações são uma parte fundamental da vida cristã, e o mesmo pode ser dito da leitura bíblica. A melhor hora para ensinar uma criança a orar é quando ela aprende a falar e ainda que ela não saiba ler, vale a pena sentar com ela e contar as histórias bíblicas e suas parábolas.
Obviamente, a Bíblia trata de histórias muito antigas, com contextos diferentes de nossa cultura e com uma linguagem complicada para crianças, mesmo aquelas atualizadas. Ainda bem que, atualmente, não faltam versões infantis de bíblias.
Histórias cristãs, com personagens que aprendem sobre o amor de Cristo dela também são uma ótima forma de falar sobre a Bíblia. E para isso, você pode contar com o Clube Ovelhinhas.
Por falar em educação infantil, vale frisar que incentivar o hábito de ler a Bíblia também é uma forma de estimular o próprio exercício da leitura. Assim, a criança ganha conhecimento tanto espiritual quanto intelectual.
Ensinar sobre os personagens bíblicos
Quem disse que a hora de aprender sobre as histórias bíblicas deve ser chata e nada compensatória para as crianças?
Existem muitos contos e fábulas infantis que oferecem histórias que marcam a vida das pessoas, desde a infância até a fase adulta, de formas diferentes. Isso também pode ser dito das histórias bíblicas, que possuem muitos ensinamentos e valores.
Sobram histórias sobre eventos empolgantes, que certamente despertarão o interesse das crianças. Personagens como Moisés, Jonas, Davi, Daniel, Paulo e Pedro são comumente lembrados, tanto nas escolas bíblicas das igrejas quanto na hora das histórias antes de dormir.
Ao mesmo tempo em que a criança ouve atentamente uma história cheia de ensinamentos, ela também internaliza o fato de que os personagens bíblicos eram pessoas reais, que viveram nesse mundo. Eram pessoas que tomaram atitudes, sofreram consequências e que experimentaram o amor de Deus de formas extraordinárias.
Entre todas as formas de como falar de Deus na educação infantil, ensinar sobre a Bíblia e seus personagens — o que inclui as figuras da trindade —, é sem dúvida a mais prática e a mais fácil de incorporar na rotina.
Mesmo que isso ainda não seja um hábito para você e para a sua família, basta aplicar uma das formas de como falar de Deus na educação infantil e, aos poucos, introduzir as outras.
Em pouco tempo, seus filhos aprenderão tudo sobre o amor de Deus e os valores que ele nos ensinou, como o Pai que é.
Quer aprender mais sobre como falar de Deus na educação infantil? Conheça nossos outros conteúdos!