Ensinar as crianças a orar, para muitos pais, é uma prática que precisa fazer parte da criação. Isso porque a fé também é um elemento que faz parte do ser humano. Inclusive, a própria Bíblia instrui sobre ensinar às crianças o caminho da fé. A oração pode ser o primeiro passo.
O desafio é fazer com que as crianças encarem a oração como algo bom, que não deve ser visto como uma obrigação ou com severidade. Na hora de ver como ensinar as crianças a orar, a naturalidade desse hábito deve ser uma prioridade. Além disso, é preciso também mostrar à criança sobre a importância da oração.
Veja a seguir a partir de quando e como ensinar as crianças a orar além de dicas práticas para trazer a fé na vida de seus filhos!
Quando e como ensinar as crianças a orar?
A princípio, quando a criança ainda é muito pequena, a oração deve ser feita por você mesmo. Mas quando ele já começa a falar e entender mais algumas coisas, você pode, aos poucos, ensiná-lo a orar.
Bons momentos para introduzir a oração na vida das crianças são na hora de dormir, ao acordar ou nas refeições. Perceba que esses horários são fixos e se adequam à rotina de qualquer criança. Dessa forma, você não tira nada da vida de seus filhos, apenas acrescenta o início da experiência de fé como algo novo e positivo.
Orar pela criança
É importante orar pelos filhos mesmo e principalmente quando são pequenos demais para fazer suas próprias orações. Isso significa que os seus clamores protegem as crianças desde tenra idade. Além disso, o fato dos filhos verem você em oração traz uma influência nesse sentido em suas vidas. Eles se tornam mais inclinados a orar no futuro.
Orar com a criança
A melhor forma de ensinar as crianças a orar é estar ao lado delas e mostrá-las, na prática, como se faz. As crianças sempre imitam o que seus pais fazem no cotidiano, portanto se você orar diariamente, a tendência é que seus filhos imitem esse comportamento.
Pode surgir uma dúvida sobre o fato da criança ainda não entender exatamente porque ora. Mas, assim como muitos ensinamentos ao longo da criação, é preciso ensinar a fazer primeiro, e depois o porquê. Logicamente, haverá tempo para você explicar aos seus filhos porque devem orar, e isso tornará o hábito ainda mais forte para eles.
O mais provável de acontecer é a curiosidade das crianças ser despertada. Ela fará perguntas, o que resulta na ocasião perfeita para ensinar a importância da oração.
Como as crianças devem orar?
Mesmo que a criança seja muito pequena para verbalizar uma oração com suas próprias palavras, você pode orar com ela e instruí-la a repetir o que você diz. Ensine-a a fechar os olhos e juntar as mãos, pois isso é um sinal de devoção, além de, na prática, ajudar a criança a se concentrar no que faz.
Dessa forma, ela se torna mais apta a meditar nas palavras que verbaliza e entende, aos poucos, com a vivência, o poder e significado da oração.
Quais assuntos determinam as orações das crianças?
Direcionar também faz parte como ensinar as crianças a orar. Isso significa que cabe a você mostrar por quais assuntos o seu filho precisa fazer isso. Afinal de contas, tudo isso envolve o hábito de aprender a conversar com Deus.
Como sempre, o “controle de qualidade” da vida cristã é a Bíblia. Se a criança orar por algo que seja contrário às orientações bíblicas, é dever dos pais orientá-la para orar corretamente. Assim, os assuntos que devem ser abordados pela criança em oração são os seguintes:
- Louvor e adoração a Deus
- Agradecimentos pelas bênçãos dadas por Deus
- Orar por si mesmo
- Orar pelas outras pessoas
- Pedir perdão pelos pecados
Não custa lembrar que o direcionamento e a orientação fazem parte do processo de como ensinar as crianças a orar.
Dicas para ensinar as crianças a orar e em quais momentos
Uma vez estabelecida a importância da oração na vida dos filhos, e como ensinar as crianças a orar, sempre fica a pergunta: como fazer isso em minha casa?
Confira a seguir dicas práticas de como ensinar as crianças a orar!
Seja um modelo
Isso significa: ore também! Ore em horários fixos e diariamente. Isso cria um ambiente doméstico onde a oração está presente, e assim a criança verá que a oração é algo absolutamente normal. Além disso, perceberá que é uma coisa boa, que ela pode imitar.
Seja simples
Não adianta querer usar as palavras usadas na igreja, pelos sacerdotes, em casa com as crianças. Quando orar com seus filhos, ou na presença deles, certifique-se de usar uma linguagem simples, com as palavras que eles usam normalmente.
A intenção é atrair a criança para uma vida de oração, jamais deixar ela de fora ou fazer com que seus filhos percam o interesse em aprender a orar.
Tenha prioridades
Ao determinar uma hora e um local fixos para a oração, você demonstra para a criança a seriedade deste hábito e de como é importante orar sempre. Além de mostrar o quanto a fé é importante, você ainda ensina valores bíblicos e morais para formar o caráter da criança.
Saiba improvisar
Podem haver ocasiões em que seu próprio filho irá procurar você para orar, por qualquer motivo. Nesse momento, pare tudo o que está fazendo e dê toda atenção à criança.
A intenção é demonstrar que, mesmo que a oração seja uma rotina, ela também pode acontecer a qualquer hora, quando Deus toca em nosso coração. Ore com seu filho e aproveite para ensinar sobre como a oração é um caminho para ter fé e conhecer mais D’ele.
Melhore a experiência
Um dos fatores sobre como ensinar as crianças a orar tem a ver com a didática. Use as mesmas técnicas dos professores da escola dominical em sua casa. Crie um cantinho para a oração, faça um pequeno cartaz com um dizer ou um versículo. Dê os materiais para que as crianças produzam os cartazes, elas mesmas.
Faça da oração uma experiência imersiva para as crianças, por meio das técnicas de didática. As crianças precisam de algo a mais para atrair sua atenção, e incorporar esses elementos à hora da oração é inteligente e não sobrecarrega seus filhos.
Dê motivos para a criança orar
Ao invés de apenas sentar para orar, sente para conversar com a criança, explique, faça perguntas, e assim você pode descobrir motivos para tornar a oração mais profunda e pessoal. Converse com as crianças e incentive-as a pensar nas pessoas e orar por elas.
Comemore
A cada oração, comemore com a criança, elogie, demonstre que você aprova esse comportamento e que é um hábito muito importante na vida dela. Fale também sobre o quanto Deus se alegra toda vez que a criança ora. Essa é mais uma verdade bíblica que você pode ensinar, com toda naturalidade, aos seus filhos.
Ensinar as crianças a orar tem mais a ver com hábito e paciência do que a técnica em si. Através de pequenas mudanças na rotina, do aprendizado sobre Deus e Sua Palavra, é possível mostrar aos seus filhos o quanto é importante ter fé e conhecer mais a Deus.
Quer saber mais sobre como ensinar as crianças a orar? Conheça mais dicas em nossas redes!