O valor da leitura no ensino fundamental vai muito além de simplesmente formar uma pessoa que sabe ler e interpretar um texto. Embora essas habilidades sejam de extrema importância, é preciso lembrar que a habilidade de leitura gera em nós seres humanos a capacidade de pensamento crítico, a criatividade e o raciocínio rápido.
Despertar o interesse pela leitura no ensino fundamental é a melhor forma de incentivar a criança ou adolescente a estudar com mais qualidade. Ao invés de reduzir seu mundo às matérias de escola tradicionais, é possível expandi-lo para um universo de personagens, histórias e mensagens que os acompanham pelo resto da vida.
Apesar dos incentivos cada vez mais expressivos nessa direção, somente cerca de 52% da população brasileira é feita de leitores habituais. Isso significa que quase metade das pessoas em nosso país, de mais de 200 milhões de habitantes, não lê. Isso se agrava ainda mais quando levamos em conta o tempo que as pessoas investem em entretenimento e informação rápida, como os programas de TV e as redes sociais.
Um fato é incontestável: boa parte da população brasileira composta de leitores é feita de pessoas que tiveram o incentivo da leitura no ensino fundamental. Afinal de contas, o primeiro contato com as letras, palavras, frases e textos da maioria é justamente na escola. O truque é tornar esse contato permanente e cada vez mais profundo.
Veja a seguir com mais detalhes a importância da leitura no ensino fundamental, o que pode ser feito em relação ao aprendizado e rotina de leitura, bem como dicas para incentivar a leitura nessa fase da vida das crianças e adolescentes!
A importância da leitura no ensino fundamental
Ao contrário do que muitos pensam, ler não se trata somente de decodificar as palavras impressas em um texto. Trata-se de decodificar o significado do texto, isto é, interpretar, conhecer a mensagem e qual é a intenção do autor.
Mas para chegar a esse nível de interpretação, é necessário ter a alfabetização completa o mais rápido possível, uma vez que a parte técnica da leitura é apenas a primeira fase. Isso significa que uma pessoa com bom nível de leitura decodifica o texto automaticamente e já parte para a tarefa mais difícil, que é a interpretação e o pensamento crítico.
É por isso que aprender a ler na alfabetização é o ideal em termos de educação escolar. Assim, a criança cria laços com a leitura em um período cedo da vida,e ganha as ferramentas técnicas e cognitivas para desenvolver a capacidade de interpretação.
Quanto mais cedo uma criança aprende a ler, mais cedo passa a interpretar. Mas é preciso ressaltar que a intimidade com os textos, de vários gêneros, deve ser cultivada desde cedo, também na alfabetização. Dito isso, a ênfase da intimidade com a leitura deve ser desenvolvida no Ensino Fundamental, uma vez que uma fase mais longa da educação e que oferece espaço para a criança e adolescente crescerem em aprendizado.
Como ajudar no aprendizado da leitura no ensino fundamental?
Já que a leitura no ensino fundamental ocupa lugar de importância específica, como fazer incorporar esse conhecimento tão importante na vida dos alunos, de maneira a acompanhá-los até a vida adulta?
A ideia por trás da leitura no ensino fundamental está baseada em um conceito: encanto pelos livros. Desde que foram criados, os livros e as histórias contadas ocupam lugar no coração de pessoas pelo mundo inteiro. Existe um encanto com relação às histórias que é inerente ao ser humano. Alguns se encantam mais, outros menos, mas o fascínio está em nós. Se não fosse assim, mídias como filmes, novelas e séries, que contam histórias, não fariam tanto sucesso.
Com isso, é possível usar o encanto das histórias, das personagens e das tramas, para desenvolver a imaginação de crianças e adolescentes no ensino fundamental. Através da leitura, claro, mas também da escrita. A criação de redações com a exploração de gêneros textuais diversos estimulam a criatividade, capacidade cognitiva e pensamento crítico.
A rotina da leitura
Um aspecto que ainda precisa ser muito trabalhado nas escolas brasileiras é usar a leitura no ensino fundamental de forma que ela passe a fazer parte da vida do aluno. É sair da “matéria” literatura e incorporar esse conhecimento em outras matérias: a chamada interdisciplinaridade.
Além disso, com o hábito de leitura, incorporar essa atividade na rotina diária do aluno se torna mais fácil. Vale ressaltar que essa etapa do aprendizado depende de uma parceria entre escola e pais, ou responsáveis, do aluno. Se não há um incentivo dentro de casa que seja compatível com o incentivo escolar, torna-se difícil a tarefa de criar o hábito de leitura na criança ou no adolescente.
Dicas para incentivar a leitura no ensino fundamental
Após conhecer a importância da literatura no ensino fundamental, com certeza fica a dúvida: como pôr tudo isso em prática? Em teoria, um aluno que gosta de ler é uma semente plantada para um futuro brilhante, mas como plantar?
Confira algumas dicas que são focadas na prática do ensino da leitura no ensino fundamental, e como ela pode ser estendida à vida do aluno. Mas lembre-se que além do incentivo da escola, é necessário que a leitura se torne um hábito dentro de casa.
E caso você não saiba por onde começar ou onde encontrar livros que estejam de acordo com a idade de seu filho, assine nosso clube do livro!
Contato com livros desde cedo
É importante aproveitar as primeiras fases da vida de uma criança a fim de acostumá-la com o livro. Mesmo que ela ainda não leia, é importante que veja as cores, as imagens, que toque no papel e sinta o que é um livro nas mãos. Pode soar simples, mas é uma forma de não causar estranhamento no futuro.
Interesse dos adultos
Mais um fato comprovado, tanto nas estatísticas quanto pela simples observação das pessoas ao redor. Os filhos de pais que lêem tendem a ler também. Não adianta empurrar os livros em cima da criança e não demonstrar interesse pela leitura. Se a criança, com um livro na mão, ver os pais somente na TV ou celular, a tendência é que ela dê mais valor a essas mídias.
Assim como brincar com a criança é importante, apresentá-la aos livros e passar tempo com ela nessa atividade é fundamental.
Ler para a criança
Além de ser uma forma de estabelecer relacionamento entre pais e filhos, a leitura incentiva a criança e a ajuda no aprendizado. A criança percebe a hora da história, ou hora da leitura, como parte de seu dia-a-dia, logo a tendência é manter o hábito nas fases da adolescência.
Muita imagem, pouca escrita
Essa dica vai para o início do aprendizado da leitura. É importante deixar essa atividade o mais atraente possível para que a criança tenha prazer nos livros. Através de imagens coloridas ela chegará ao interesse pela história.
Levar a locais onde tenha livros
Fazer da leitura um passeio é uma ótima estratégia para despertar o interesse da criança conforme ela cresce. Para isso, basta levá-la à livrarias, sebos, feiras de livros, bienais, entre outros eventos.
Isso ajuda a incrementar todos os esforços que a escola faz para atrair a criança ou adolescente aos hábitos de leitura.
Separar o tempo
Um segredo para não tornar a leitura uma obrigação é estabelecer um tempo fixo para essa atividade. O importante aqui é não sobrecarregar a criança, pois a leitura deve ser interessante como uma brincadeira. Se a ideia é despertar o encanto da criança para os livros, isso não é possível se ela estiver sobrecarregada de horas e material para ler.
Com o tempo, a tendência é que o encanto pelas histórias e gêneros literários façam a criança passar cada vez mais tempo com os livros e materiais de leitura.
Mostrar os diversos gêneros
Aqui pode estar uma chave para despertar o interesse de qualquer criança ou adolescente. Com o tempo, tanto a escola quanto os pais devem apresentar gêneros literários diferenciados. Ao ter opções, ainda mais com a leitura no ensino fundamental, a criança ou adolescente tende para aquilo que mais gosta, sem deixar de aprender todos os gêneros literários.
Aprender leitura no ensino fundamental é vital para o desenvolvimento de qualquer pessoa. O segredo é o incentivo precoce, além do esforço para demonstrar o encanto que um bom texto possui.
Se você deseja trazer a leitura no ensino fundamental para crianças, faça parte do nosso clube!