Biblioteca Infantil: Desperte o interesse dos pequenos pelos livros

Muitos pais desejam uma interação maior com seus filhos, desenvolver a leitura e ter uma biblioteca em casa, mas não sabem por onde começar. Neste post você aprende como fazer.

publicado
20210826 Biblioteca Infantil Desperte o interesse dos pequenos pelos livros scaled

Sejam todos muito bem-vindos ao blog do Clube Ovelhinhas, onde juntos podemos educar nossos pequeninos com a palavra de Jesus. Vamos começar nosso tema, falando da importância da leitura e os resultados positivos que são alcançados ao praticá-la.

A contação de histórias, é uma boa forma de começar essa interação com a criança, porque através da imaginação começa o desenvolvimento do senso crítico, valores e caráter, isso porque ao ler para os pequenos, você consegue participar do mundo deles e se aproximar, conquistando a admiração, gerando amor, alegria e o sorriso.

Crianças aprendem observando

As crianças têm uma capacidade imensa de aprender apenas olhando, veja só, mesmo sem saber ler, elas aprendem vendo objetos, revistas, imagens, fotos e todo o comportamento dos adultos à sua volta, tanto que mesmo sem decifrar as letras, a crianças podem produzir textos, falando e se expressando, por isso a contação de histórias é uma grande aliada no processo de formação e ajuda no aprendizado, tanto escolar como no ensino remoto.

Leitura também é diversão

O que os pequeninos gostam mais? Diversão não é mesmo? Por isso, gerar o interesse deles com muita diversão é um fator principal, pois tira aquela imagem de que leitura é massiva ou não transmite recreação.

Garanto que muitos papais e mamães nunca pensaram em ser atores, mas com seus pequenos vocês podem tudo! Ao ler para os pequenos interpretando os personagens, com vozes, brincadeiras e risadas, além de estimular a criatividade, você consegue fazer com que aquele momento seja único e muito divertido.

Permissões também são importantes

Evite proteger demais seus livros, deixe que os pequenos tenham acesso e olhem eles também, porque ao proibi-los de ver um livro diferente dos infantis, a criança entende que ela não tem acesso e aquele material não será permitido.

Claro, explique que não é um livro para ler naquele momento, mas evite as proibições de acesso e ensine que aquele livro é importante para você assim como o da historinha que vocês tiveram uma interação, assim além de ensinar limites o pequeno também aprende a cuidar do que ele tem.

Quando começar a contar histórias?

Para você que ainda vai ser mamãe, saiba que desde quando Deus te abençoou com a maternidade, desde a barriga este laço pode ser criado, portanto conte histórias sim, mas se o bebê já nasceu, ou a criança já tem uma certa idade, não tem problema, o importante é começar.

Mesmo com a correria do nosso dia-a-dia, é importante dedicar tempo para interagir com os pequenos e ter um momento lúdico, que vai provocar sentimentos bons.

Ter livros em casa é importante!

Se o pequeno não sabe ler, não tem problema algum nisso, mas a partir do momento que a criança tem o livro em casa, isso vai instigar não somente a curiosidade de rever a história, mas também de assimilar os personagens e o que foi contado, além de a  criança poder pegar o livro na mão e ter acesso, dessa forma é criada uma conexão entre o livro, a criança e Jesus.

Vamos montar uma biblioteca?

Você sabe que o Clube de Livros Ovelhinhas oferece mensalmente um livro infantil com temas cristãos? Nós te ajudamos a criar uma biblioteca para seu pequeno ou pequena, com livros adequados à idade deles, ilustrações e boas histórias pode ter certeza que não faltarão!

Hoje em dia temos várias ideias de decoração que podem auxiliar a ter uma biblioteca em casa, como prateleiras e nichos que facilitam muito nossa rotina, mas se você não optar por essas soluções, procure um local no quarto do pequeno que seja pouco utilizado para montar a primeira biblioteca, e use a criatividade, é importante que a criança tenha acesso aos livros.

Os livros podem ser separados por cor ou autor por exemplo, mas uma ideia super legal é montar uma biblioteca para a família toda, claro separando alguns títulos deixando acessível aos pequenos, mas o bacana é que todos da casa tenham acesso aos livros, assim toda a família pode interagir com a leitura.

Dica de ouro

Ao contar uma história, tente mudar o final perguntando para a criança o que ela acha que aconteceria se tal personagem tivesse feito diferente. Além de estimular a imaginação, vai desenvolver o processo de fala e de comportamento, porque a criança vai pensar e aprender a conversar.

Gostou do nosso conteúdo? Então nos acompanhe pelas redes sociais e também pelo blog, afinal tudo o que fazemos é com muito amor para você e sua família!