fbpx

Brincadeiras antigas: por que são importantes para crianças hoje

Brincadeiras antigas são, sem dúvida alguma, garantia de diversão para crianças de todas as idades. Veja a nossa lista das melhores.

publicado
20230225 Capa Blog

Não é preciso pensar muito para ouvir a voz dos mais antigos recitando a famigerada frase “no meu tempo não era assim’ e dessa vez eles estão certos. Embora a avalanche de aparelhos eletrônicos tenha facilitado a nossa vida enquanto adultos, pode ter afetado de maneira negativa o desenvolvimento das crianças.

Na era do mundo digital, o mais indicado é mantê-las o menor tempo possível concentradas no celular. Essa virou uma espécie de ferramenta dos pais quando eles precisam que os pequenos fiquem quietos e que na verdade só traz prejuízos.

Principalmente no tempo livre delas, crianças precisam gastar toda a energia que mantêm sempre acumulada, além de ser saudável fisicamente, poder ser imprescindível para as etapas evolutivas delas.

Brincadeiras antigas que mantêm as crianças em movimento

Sendo assim, trouxemos algumas brincadeiras antigas que podem muito bem se encaixar na rotina do seu filho hoje.

1 – Amarelinha

A amarelinha é um clássico das brincadeiras infantis. Também conhecida como pedrinha, maré e sapata, se baseia em desenhar com giz 10 quadrados no chão e numerá-los nessa ordem.No final, é colocado um arco, que representa o céu. 

Feito isso, a criança precisa jogar uma pedrinha no desenho até que ele caia em um dos quadrados e pular em cada um deles, evitando aquele onde a pedra está.

Também é preciso respeitar a quantidade de quadrados da fileira, que vai variar entre um e dois, e pular em um pé só quando for necessário.

Esse jogo incentiva os pequenos a trabalhar com os números e com desenhos, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas, além do raciocínio lógico.

2 – Esconde – Esconde

Quem nunca brincou desta com os amigos está precisando reviver a infância e talvez essa seja a chance. Na prática, um dos participantes é escolhido na sorte para ser o contador e marcar um ponto específico como pique.

A contagem deve ser feita em ordem crescente até 30 antes de sair para encontrar os outros participantes escondidos. O pique é também o ponto de salvação para aqueles que conseguem escapar.

Nesse jogo as crianças trabalham a integração em grupo, desenvolvem a criatividade, estimulam a liderança, o raciocínio lógico e a estratégia.

3 – Pega-pega

Essa talvez seja das mais simples, mas isso não quer dizer que seja menos divertida. Nesse jogo as crianças escolhem um pegador que deve correr atrás de todos os outros, passando a vez para o primeiro em que encostar.

Quem terminar o jogo sem ser pego é considerado o vencedor.

As habilidades trabalhadas aqui envolvem o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal.

4 – Queimada

Esse é para as crianças maiores! No jogo, os pequenos se dividem em dois times rivais que devem eliminar os jogadores adversários com uma bola. Eles podem arremessar de um para outro até acertar os membros do outro lado.

Além disso, enquanto tentam acertar os adversários eles precisam fugir da bola e se proteger, o que garante bastante movimento. Ganha a equipe que tiver menos jogadores queimados.

Aqui desenvolvemos velocidade de pensamento, agilidade corporal e mira.

5 – Mímica

Com muito potencial para se tornar a favorita, a mímica faz sucesso até mesmo entre os adultos de tão divertida. 

Na prática a brincadeira é bem simples, a criança só precisa escolher um animal, pessoa ou objeto para imitar e começar a encenação totalmente muda. Enquanto isso os outros precisam tentar adivinhar e ganha aquele que acertar o maior número.

Ela exercita a consciência corporal, a memória e o trabalho em grupo

Por que incentivar as brincadeiras antigas?

20230225 Capa Conteudo

Ao longo de todo o texto é fácil perceber que todos os exemplos citados tem duas coisas em comum: a falta de eletrônicos e a presença de atividade física.

Isso é sem dúvida alguma mais saudável para a rotina e para o desenvolvimento das crianças. São brincadeiras que exercitam o corpo, a imaginação, trabalham habilidades motoras e consciência de grupo, estratégia e grupo.

Além de tudo pode ser uma forma de garantir tempo de qualidade entre a família e aumentar os laços criados entre pais e filhos e irmãos.

Gostou dessa dica? Conheça as nossas redes sociais e confira muitas outras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *