Como as cores ajudam no desenvolvimento infantil?

20230215 Capa Blog

Você com certeza já percebeu que crianças são fascinadas por cores, tanto que elas estão por toda parte nesse universo lúdico que se cria ao redor delas. Mas sabia que isso tem um propósito psicológico e de desenvolvimento?

Se a sua resposta foi não, continue por aqui porque vamos explicar a importância das cores no desenvolvimento infantil.

Boa leitura!

Por que crianças são atraídas por cores?

Assim como todos nós, as crianças são estimuladas pelas cores e tons que o mundo ao redor expõe. A psicologia das cores já demonstrou, em diversos momentos, que colorações têm efeitos tranquilizadores e estimulantes no comportamento humano.

Não é por acaso que vemos um padrão em redes de hospitais, que optam sempre por pintar as paredes em tons pastéis suaves e claros, geralmente de azul ou verde.  São opções que estimulam a tranquilidade mental e estimulam a calma e o repouso.

As redes de fast food, por outro lado, trabalham sempre com cores vivas, tons vibrantes e chamativos. Esses tons transmitem energia, alegria, urgência e saciedade. Tudo o que eles têm a oferecer, teoria.

As escolas optam pela diversidade, se divindo muitas vezes entre o azul para icentivar concentração e o amarelo para despertar a energia e a criatividade dos pequenos.

Eles, que estão na fase mais aberta à experimentação de toda a vida, se encantam pelas cores porque são extremamente estimulados por elas.

Por que cores são importantes na educação infantil?

Na educação infantil, principalmente inicial, elas são de vital importância justamente por esse estímulo que provocam. As cores de tons mais vibrantes despertam e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos pequenos.

A partir de colorações com o amarelo, o laranja e o vermelho, por exemplo, as crianças podem desenvolver habilidades de fala, tato, audição e até mesmo paladar.

Quanto antes o chamado ‘estímulo colorido’ fizer parte da rotina deles, melhor desenvolvidas as crianças estarão, tanto escolar quanto socialmente. Essa é a fase da vida em que eles estão mais abertos do que nunca à descoberta e ao desenvolvimento cognitivo.

É importante ficar atento, no entanto, às habilidades que eles precisam desenvolver ao longo da primeira infância em relação às cores.

• Identificar e reconhecer as cores;
  • Dizer o nome delas;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual;
  • Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos;
  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e a interpretação.

Isso acontece em ações conjuntas entre a família e a escola, desenvolvendo e estimulando ações que exijam a convivência das crianças com as cores, como por exemplo, desenhar e colorir.

E não é muito difícil, são coisas que as crianças já gostam de fazer, com uma folha em branco e alguns lápis de cor elas viajam para um mundo só delas e exercitam a imaginação.

Os pais também podem ir além, colocando para tocar durante as brincadeiras músicas infantis que falem sobre as cores e suas tonalidades, exemplificando com objetos correspondentes.

Na escola, podem ser implementadas atividades como um mural coletivo de construção com giz de cera e tinta guache, desenhos para colorir e misturas de cores primárias.
A mistura de cores primárias, principalmente, pode render um momento inesquecível de descoberta. Ou vai dizer que você não se lembra de quando viu o vermelho e o amarelo se transformando em laranja pela primeira vez?

Quais os benefícios das cores na educação infantil?

20230215 Capa Conteudo

Alguns parágrafos acima listamos alguns dos inúmeros benefícios que o estímulo colorido traz para o desenvolvimento das crianças, mas vamos falar mais especificamente sobre cada um deles.

Coordenação motora

Um dos principais contatos das crianças com as cores é feito através das tintas, do giz de cera e dos lápis. O que tudo isso tem em comum?

A movimentação das mãos, dos dedos, dos pulsos e até dos braços, o que influencia diretamente no desenvolvimento motor e pode ser benéfico para a alfabetização e escrita posteriormente.

Concentração e coordenação dos olhos.

Enquanto aprende sobre as cores, as crianças desenvolvem a capacidade de concentração e coordenação dos olhos, já que precisam se concentrar nos tons que precisam encontrar e nos desenhos que querem realizar.

Noção de espaço e limite

Essa é outra habilidade que se desenvolve enquanto a criança está colorindo. A criança precisa ficar atenta às margens da folha e do desenho, ao mesmo tempo que trabalha a combinação de cores.

Desenvolvimento fonético

Lembra que citamos que é importante que as crianças aprendam a diferenciar e dizer os nomes das cores? Essa ação desenvolve, além da cognição, a habilidade de fala, aumenta o vocabulário e melhora a dicção.

Associação

Por último, mas não menos importante, quando as crianças aprendem a diferenciar o nome das cores começam a reparar na presença delas ao redor e desenvolvem a habilidade de associação.

Como cores podem ajudar em livros infantis?

Assim como tudo no universo infantil, os livros para as crianças também são carregados de cores e tons diferentes, para estimular o interesse pelo material e ao mesmo tempo contribuir para todos os benefícios que citamos durante o artigo.

E nisso o Clube Ovelhinhas pode auxiliar, conheça os nossos planos e receba livros para os seus filhos todos os meses.