Livro “As 5 Linguagens do Amor” de Gary Chapman

20220128 5 linguagens amor
Happy international family reading book together at home during covid-19 quarantine

Você sabe o que é a “linguagem do amor”?

Segundo o autor Gary Chapman, existem cinco principais linguagens do amor e cada pessoa acaba por desenvolver melhor uma ou duas delas ao longo da vida. Ensinar o seu pequeno cada uma delas e deixar que ele as desenvolva é muito importante em seu processo de criação.

Mas vamos por parte,falar sobre cada uma delas.

O que é linguagem?

Antes de mais nada, é necessário que estejamos na mesma página, não é? Por isso, vamos à uma explicação rápida.

A comunicação interpessoal – troca de informações entre duas ou mais pessoas – pode ser verbal ou não verbal com diversas funções, como: expressar emoções, interagir, motivar e informar.

Uma comunicação efetiva acontece quando o receptor ou interlocutor compreende a emoção e as intenções por trás da informação que o emissor ou locutor  precisa transmitir. Sendo assim, a  comunicação só existe se a mensagem recebida for a mesma transmitida. 

Para transmitir e receber a comunicação nós utilizamos a linguagem, que é um sistema de símbolos para nos comunicarmos. Uma comunicação efetiva só é possível quando todos conhecem o código usado, ou seja, a linguagem.

Agora que já compreendemos o que realmente significa a linguagem vamos para o segundo passo, o que significa “As 5 Linguagens do Amor” de Gary Chapman?

As 5 Linguagens do Amor

A relação com o afeto, carinho e amor começa na mais tenra idade e, infelizmente, algumas pessoas não são acolhidas e ensinadas, e por consequência, também não sabem como dar e receber amor.

Todos nós temos a necessidade de sermos amados e quando não nos percebemos sendo queridos, podemos ter alguns comportamentos inadequados na procura por amor.

Quando não desenvolvemos essa habilidade de dar e receber amor, podemos encontrar alguns obstáculos para lidar com relacionamentos ao longo. Mas não é nada muito grave, com paciencia e muito afeto, eles podem ser superados. 

Gary Chapman nos prova que nunca é tarde para aprender a amar e ser amado e nos mostra as principais formas que utilizamos para nos expressar, mas ao mesmo tempo deixa claro que quando se aprende a lidar com isso na infância, a vida adulta se torna muito mais fácil.

Vamos conhecer As 5 Linguagens do Amor?

1ª Palavras de Afirmação

É fundamental estar sempre atento à energia que você propaga ao seu redor por meio das palavras.

As palavras de afirmação são palavras positivas, como um agradecimento ou um elogio. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém.  Mas da mesma forma que elas podem nos elevar, elas também podem fazer com que nos sintamos mal, sem vontade de realizar nossas atividades e até mesmo desmotivados.

Por isso, no dia a dia com o seu pequeno, lembre-se sempre de dizer o quanto o ama, o quanto ele é importante  e o quanto é amado.

2ª Tempo de Qualidade

Aqui falamos do tempo que você se dedica a pessoa amada, ou aos seus filhos neste caso. Trata-se de aprender a ouvir, compreender, ter sua atenção voltada inteiramente à conversa, sem deixar que distrações atrapalhem este momento. 

Esta é uma das linguagens mais essenciais na atualidade. É importante encontrar um tempo de dedicação – um período do dia para estar, verdadeiramente, com nossos cônjuges, nossos filhos, amigos e  familiares – e aproveitar para estar com eles mais do que de corpo presente, estar com eles de corpo, alma e coração. 

3ª Presentes

Aqui o amor não é demonstrado no valor financeiro, e sim na intenção de fazer a pessoa se sentir especial. É reconfortante saber que somos lembrados até mesmo quando não estamos presentes, não é?

Com os seus filhos o sentimento não é diferente. Ganhar um presente inesperado, sem nada especial , com real intenção de agradar pode deixar uma marca de amor e boas lembranças que  o acompanharam durante toda a vida adulta. 

4ª Atos de Serviço

Se trata de demonstrar o amor com ações. Com o seu marido ou esposa, por exemplo, podem ser coisas simples como levar lixo para fora, lavar a louça e coisas do tipo. 

Com as crianças não funciona de maneira diferente. Demonstre amor cozinhando coisas que elas gostam de vez em quando, ajudando no dever de casa, preparando o lanche para a escola no dia seguinte e coisas desse tipo. 

5ª Toque

Demonstração de carinhos fazendo o outro sentir-se bem, acolhido, amado e valorizado. Quando gostamos muito de alguém queremos demonstrar de todas as formas possíveis: com abraços, beijos e até mesmo um cafuné. É importante ter esses momentos com as crianças e ensinar que elas também podem demonstrar amor dessa forma.

Mas lembre-se que é importante saber se o outro também deseja receber amor dessa forma, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço da pessoa e dela acabar não gostando.

Todos nós somos diferentes e podemos, através do diálogo, expressar como nos sentimos e o que despertaria nossas emoções.

Com este resumo das 5 Linguagens do Amor podemos ter uma ideia do que é preciso mudar ou melhorar em alguns hábitos em prol do bem comum e de ensinar o seu filho a demonstrar seus sentimentos.

Além disso, é interessante deixar que ele mesmo entenda qual forma de demonstar amor o deixa mais confortável.

Lembre-se: cada pessoa possui sua linguagem principal. É importante saber usar a linguagem correta e se exercitar dia após dia para conhecer a linguagem do próximo. 

E o mais importante, no seio familiar é nunca se esquecer que a família possui um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, social, físico, emocional, intelectual e espiritual, bem como no despertar da vocação das crianças.

Os filhos, na sua tenra idade, estão na fase da imitação, dos porquês, de se ampliar as descobertas e assentar valores e limites importantes, possuindo ótimos estímulos para o desenvolvimento das suas habilidades.

No blog das Ovelhinhas você pode encontrar Dicas para ensinar os bons caminhos aos pequenos e agora você já tem um pequeno resumo do livro, que tal ler e pôr em prática para que você esteja em harmonia com o seu cônjuge e transmita uma boa educação para seu filho.

O amor é o melhor caminho para a educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.