O que é Tummy Time? Aprenda e faça com seu bebê

Tummy Time

Essa é uma prática que você provavelmente já fez ou faz com o seu bebê mas ainda não sabe. Neste texto você vai descobrir o que é Tummy Time, todos os seus benefícios  e, claro, como realizar da forma correta.

Já adiantando, essa atividade ajuda no desenvolvimento posterior das crianças e até mesmo na autoestima.

Ficou curiosa? Continue lendo e descubra tudo!

O que é o Tummy Time?

Como grande parte do dialeto utilizado hoje em dia, Tummy Time é um termo com raízes inglesas e se refere a um momento simples que pode fazer parte da rotina de qualquer bebê: ficar brincando de barriga para baixo.

Pois é, não é incomum encontrarmos crianças nos seus primeiros meses de barriga para baixo tentando alcançar algum brinquedo ou simplesmente olhando para os pais, mas pouquíssimas pessoas se dão conta dessa importância.

O simples fato de mudar a criança de posição já contribui para impulsionar novas e diversas descobertas sobre ela mesma e sobre o mundo ao seu redor.

É, de fato, um exercício físico que fortalece a região do pescoço, do abdômen, dos braços e das pernas, o que já prepara os pequenos para marcos importantes como engatinhar, sentar e andar.

Quando começa o Tummy Time?

Essa atividade pode começar a ser feita logo nos primeiros dias, quando a mamãe e o bebê voltarem para casa e se adequarem à nova rotina e realidade. Sim, porque é necessário um tempo de adequação de toda essa mudança tanto para a criança quanto para os pais.

De qualquer forma, o Tummy Time pode ser feito desde o nascimento desde que o cuidado seja a prioridade. O indicado é iniciar com alguns poucos minutos por dia, no colo da mamãe ou do papai mesmo e conforme a criança for crescendo aumentar gradativamente.

Outra coisa que deve ser observada é a frequência dessa prática,no começo faça somente uma vez por dia e conforme os meses do seu bebê, aumente para duas ou até três vezes diárias.

Escolha momentos em que o bebê esteja mais relaxado para isso, como logo após o banho ou depois de uma soneca da tarde.

Para que serve o Tummy Time?

Tummy Time

Como dissemos alguns parágrafos acima, o Tummy Time ajuda bastante no desenvolvimento infantil como impulsionador de movimentos.

Além disso, promove tempo de qualidade entre a família e pode estreitar os laços com os pais até a vida adulta.

Confira alguns benefícios:

• Estímulo aos movimentos: o bebê desenvolve movimentos dos membros superiores e inferiores;
  • Autonomia e autoestima: tudo isso afeta diretamente a autopercepção dos pequenos, aumentando sua confiança em si mesmo;
  • Reconhecimento do espaço: a percepção do espaço em que se vive é essencial tanto para os humanos quanto para nós adultos. Essa atividade desperta os sentidos da criança e o ajuda a reconhecer tudo..
  • Confiança: o desenvolvimento infantil é muito rápido, principalmente nos primeiros meses de vida, e o time auxilia a criança a se preparar para os saltos;

Como fazer Tummy Time corretamente?

E agora que você já sabe tudo o que o Tummy Time pode fazer pelo bem do desenvolvimento do seu filho, está na hora de saber como fazê-lo da forma correta, deixando esse momento mais fácil e prazeroso tanto para você quanto para ele.

Prepare o seu espaço

Essa pode ser uma das dicas mais óbvias mas também é uma das mais importantes, afinal de contas queremos evitar acidentes.

Sendo assim, quando o bebê já tiver com mais ou menos dois meses você pode começar o Tummy Time independente, em superfícies lisas e não no colo da mamãe e do papai.

Por tanto, forre o espaço escolhido com um cobertor ou edredom fofo para mantê-lo firme o suficiente para se movimentar. Tatames infantis também podem ser uma boa idéia.

Deixe o bebê acordado e bem disposto

Essa atividade é sobre a movimentação do bebê e para tanto ele precisa estar acordado, com energia e cheio de disposição para brincar. Caso perceba ele mais sonolento depois de um tempo, ajude-o a se virar de costas para tirar a soneca.

Fique atento

Outra dica que pode ser óbvia mas não pode passar batida é estar atento tanto aos movimentos das crianças quanto às suas reações. Se o bebê choramingar ou tentar mudar de posição muito constantemente ele pode estar desconfortável.

Outra necessidade de estar sempre atento é a prevenção de acidentes, principalmente com a cabecinha dos pequenos.

Use e abuse dos brinquedos

Se estamos falando de estímulos, os visuais podem ser bem utilizados durante o tummy time. Usar os brinquedos que o seu filho mais gosta como forma de ‘provocação’ vai deixá-lo mais propenso a se mexer e estimular várias partes do corpo.

Coloque a uma pequena distância para que ele consiga enxergar o objeto, se interessar e tentar chegar até ele.

Os livros infantis, como os do Clube Ovelhinhas, também podem ser ótimos estímulos por conter desenhos e formas interessantes para essa faixa etária, além de cores vibrantes que chamam a atenção.

Quanto tempo dura o Tummy?

O tempo de duração vai depender da rotina do bebê e claro, dos pais. Nos primeiros meses, é indicado fazer essa prática por apenas alguns minutos já que eles não têm muitos reflexos nessa fase da vida.

Com o passar do tempo, observe as reações e respeite os limites ao mesmo tempo que torna aquilo um hábito e parte da rotina.

Para outros conteúdos interessantes sobre o desenvolvimento do seu bebê siga o nosso Instagram e veja os outros artigos do blog como este 5 hábitos para incluir na rotina dos filhos.