fbpx

Conheça os marcos do desenvolvimento infantil

Confira mais informações a respeito dos marcos do desenvolvimento infantil, o que seriam, para que servem, quais são e em que idades se apresentam!

publicado
20221103 Capa Blog

Conhecer todos os marcos do desenvolvimento infantil vão te permitir acompanhar as mudanças do seu filho, te ajudar a verificar em qual período a criança se encaixa e a ajudar a acompanhar esse desenvolvimento, sem pressa, com paciência.

Estes são processos que devem ser acompanhados de conversas, estímulos e muito carinho que as ajudarão a ter um excelente desenvolvimento.

O que são os marcos do desenvolvimento infantil?

Os marcos do desenvolvimento infantil são os “checkpoints” das habilidades que as crianças tendem a desenvolver em determinadas idades, durante a primeira infância até os 6 anos.

Ajudam a acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, com base em uma média de habilidades que devem desenvolver a cada etapa.

Além disso, como um exemplo interessante, no período dialogal dos bebês a maioria começa a falar ao completar 1 ano de vida, mas se instigados podem balbuciar o papai ou mamãe um pouco antes. 

Os pequenos aprenderão sempre com os pais, por imitações, e se você o estimula a falar algumas palavras curtas, a memorização será feita pouco a pouco.O mesmo exemplo serve para com a introdução alimentar, que costuma acontecer aos seis meses de vida do seu pequeno. 

É normal os pais de primeira viagem pensarem que a criança não gosta de brócolis e vegetais ou legumes, mas para eles todo gosto é estranho e ao verem os mais velhos comendo tendem a fazer o mesmo.

Para que servem os marcos do desenvolvimento infantil?

Estes marcos do desenvolvimento infantil, tem a função de ajudar médicos e educadores a compreenderem se o pequeno se desenvolve como o esperado ou não. No entanto, a sua criança não tem a obrigação de acompanhar o mesmo tempo de aprendizado e desenvolvimento das outras, algumas podem desenvolver determinados aspectos antes ou depois e está tudo bem quanto a isso!

Os marcos do desenvolvimento infantil  farão com que você, pai ou mãe, se oriente de acordo com o estágio em que o seu pequeno esteja. Lembre-se que essas são informações essenciais para os médicos, que saberão detectar o período em que a criança se encontra.

Uma avaliação dessas etapas possibilitará que pediatras ou professores analisem devidamente se há atrasos no pequeno. É comum que certas habilidades levem um tempo maior para se desenvolver e que podem ser resolvidas nas aulas dentro da escolinha, na companhia dos colegas.

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Os marcos do desenvolvimento infantil se iniciam logo no 1° mês e devem se desenvolver ao longo da infância, até os 6 anos. Nos primeiros 28 dias de vida o bebê consegue desenvolver apenas o olhar fixo em pessoas e objetos próximos, começa a se reconhecer e a partir daí novas etapas vão surgindo.

Marcos do desenvolvimento infantil: 1 mês de vida

Neste período, o seu pequeno dorme por um tempo maior e consegue enxergar limitadamente pessoas que estejam a até 30 cm à sua frente.

É comum que os pais percebam que o pequeno obteve o hábito de sorrir, mas é apenas um reflexo e não uma característica que aprendeu com ajuda dos pais. Isto mudará gradualmente, quando tiver um controle maior sobre a sua coordenação motora grossa.

2 e 3 meses de vida do marco de desenvolvimento

Um bebê de 2 meses já consegue erguer melhor a cabeça, quando posto de barriga para baixo como se fosse uma pequena tartaruga.

Lembra que o sorriso era dado por reflexo? Pois é, agora o seu bebê conseguirá sorrir por vontade própria quando lhe são dadas demonstrações de afeto. Inclusive, te acompanhará com mais facilidade por ter a visão ampliada para 180° graus.

No caso do pequeno com 3 meses, ele manterá a cabeça erguida por conta própria, levantará o tronco e o queixo. Conseguirá esticar suas mãos para tentar pegar um objeto no chão e melhorar a sua interação com o ambiente e as pessoas.

Marcos do desenvolvimento infantil: 4 e 5 meses de vida

Quando o pequeno completa 4 meses consegue se manter sentado com a sua ajuda por não sustentar o peso do corpo por conta própria. Inclusive, ele pode desenvolver o costume de pegar diferentes objetos para levar até a boca, além de rir mais alto e dar gargalhadas, e chorar quando perceber que está sem a sua companhia nessas brincadeiras e momentos.

Aos 5 meses, o bebê pega os pezinhos e os leva até a boca, e faz o mesmo com as mãos porque ganha força nessas regiões!

6 e 7 meses de vida da criança

No período entre 6 a 7 meses, a criança rotaciona o quadril e fecha as mãos com um pouco mais de força. Se move em sua direção e pede por seu colo com ajuda de algumas sílabas ditas, que serão melhoradas aos poucos.

8 e 12 meses de vida

Com 8 meses o bebê começa a desenvolver o sistema nervoso, enxerga com nitidez, começa a ter facilidade ao engatinhar, e fala cerca de duas ou três palavras diferentes.

Aos 12 meses, a sua criança consegue caminhar por conta própria, pronunciar diferentes palavras e ter um controle maior sobre a sua coordenação motora grossa.

18 meses aos 2 anos de idade

Depois de um ano, com cerca de  18  meses, a criança fica mais agitada, enérgica e pronta para brincar.  É quando começam a correr por todas as partes da casa.

A partir do momento em que se completa os 2 anos, é muito comum vermos que a sua fala está mais  desenvolvida, da mesma forma que a sua motricidade. Todos os seus movimentos serão feitos com mais facilidade e o pequeno saberá até mesmo a como formular diferentes frases.

É neste período de marcos do desenvolvimento infantil, que o seu filho terá força suficiente para segurar colheres, ajudar no processo de troca de roupas, guardar os brinquedos e comer diferentes alimentos por terem os dentinhos de leite crescidos.

3 aos 5 anos de vida

Dos 3 anos para frente a criança se torna mais sociável, faz amigos, brinca com os colegas e tem pleno equilíbrio ao correr e caminhar. Na escolinha começa a ter autonomia sobre si mesma.

Durante os 4 anos de vida, o seu filho estará mais desenvolvido, conseguirá se comunicar com precisão e terá uma imaginação fértil que precisa ser estimulada, tanto em casa quanto na escola.

Aos 5 anos, o seu filho chegará à famosa fase dos “porquês”. A criança tem interesse em saber como falamos, como comemos, como o sol nasce e se põe, do que as roupas são feitas e muitas outras questões que surgirem em suas mentes.

Como lidar com os marcos do desenvolvimento infantil?

Lidar com os marcos do desenvolvimento infantil não é fácil e você precisará de calma, paciência, comprometimento e, claro, o entendimento de que precisa ajudar o seu pequeno a se desenvolver gradualmente. 

Por isso é importante lembrar que não se deve forçar a criança a caminhar antes do tempo previsto, e que isto pode se tornar desagradável a curto e longo prazo.

Você, como pai e mãe, precisa observar a criança e analisar como ela se comporta quando completa 5 meses de vida, 1 ano e verificar se ela corresponde com o esperado ou precisa de mais gatilhos para conseguir caminhar ou balbuciar palavras.

É preciso estimular a conversa e as ações motoras, mas nunca forçar. Cada criança se desenvolve de maneira totalmente diferente, Existirão algumas que terão um desenvolvimento motor grosso mais rápido do que outras. Está tudo bem quanto a isso!

E se você gosta de estar por dentro de informações sobre o desenvolvimento infantil, veja mais conteúdos como esse em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *