Natal para crianças: como ensinar o verdadeiro sentido

Venha conhecer qual a melhor forma de levar e tratar do natal para crianças! E confira, o clube de livro Ovelhinhas, que incentiva a leitura infantil!

20221215 natal criancas verdadeiro sentido Blog 1

O Natal para crianças tem um significado especial, sem dúvidas, mas nem sempre é o correto. Como trabalhar esse tema tão complexo, mas ao mesmo tempo tão sublime e bonito com os pequenos?

Há muita vantagem em, desde cedo, inserir cuidadosamente o significado real do natal para nossos filhos e crianças pequenas. Entender esse aspecto cultural tão importante desde cedo é vantajoso para a formação cristã.

Hoje vamos falar sobre o que é o natal, o seu significado e como levar da forma ideal para crianças.

Confira!

O que é o natal para crianças?

Crianças no geral não tem dificuldade em gostar do natal. É a data em que ganham muitos presentes, participam de festas, desfrutam comidas deliciosas, e vêem parentes e primos que provavelmente não vêem o ano inteiro.

Esses rituais típicos do natal tem uma forte influência no espírito que como comentamos, geralmente não tem nenhuma dificuldade em gostar do natal.

Mas entre gostar do natal e entendê-lo há um certo salto, e é necessário trabalhar a data com as crianças de modo cuidadoso para que não a chateie com uma história que seja muito complexa.

No entanto, não se pode pecar pela falta de informações essenciais para que um dia tão importante não seja ligado apenas aos presentes materiais.

O natal é um evento que modifica o mundo inteiro, tudo culturalmente assume um novo aspecto. A fachada das lojas muda de cor, os desenhos e filmes que passam na TV também acabam sendo modificados, as roupas que utilizamos, as propagandas e tudo o mais acaba assumindo aquele aspecto próprio verde e vermelho.

As crianças naturalmente acabam sendo impactadas por essas mudanças, e tem um apreço natural e curioso para entender exatamente o que está acontecendo.

Então, tentar desde os primeiros anos inserir o tema do natal para crianças é absolutamente importante, assim você também pode evitar possíveis erros e dificuldades de interpretação com que a criança pode esbarrar futuramente.

E a época do natal também é em geral um ótimo momento para inserir algumas lições que muitas vezes não temos oportunidade ou tempo propício para levar até as crianças.

Podemos falar sobre caráter, amor, caridade, carinho e o nascimento de Cristo.

Qual o significado do natal?

É impossível inserir o natal para crianças sem entrar de cabeça no tema “o significado do natal”. É o sentido do natal e o seu significado que causa todas essas mudanças culturais que notamos no fim do ano.

A data de forma geral marca, ou pelo menos simboliza, o nascimento do Cristo. E além de toda a discussão dogmática própria da religião, temos aqui o nascimento de Deus menino como esperança da humanidade.

O nascimento do Deus menino então é o nascimento da própria paz, do próprio amor, da própria união e da caridade. Quando Deus nasce encarnado, os pastores ouvem “glória a Deus nas alturas e paz aos homens na terra”.

O Natal significa paz, amor e caridade e traz a lembrança de que Deus veio nos visitar, nasceu e andou entre nós e não nos julgou, embora tivesse todos os motivos para isso.

Claro que tratar de um tema complexo assim não é fácil, então será necessário alguns ajustes no discurso ao tratar do natal para crianças, especialmente seu significado.

De maneira geral, crianças podem entender muito bem o significado do amor e da caridade. Podemos abordar esse assunto de diversas maneiras, demonstrando como é bom sermos bons com as pessoas, mostrando como devemos ser caridosos e como o tempo de natal é marcado pela paz.

O princial é o exemplo. Os pais devem ser modelos aos seus filhos nessa época, de amor e de caridade.

Esse é o verdadeiro significado do natal que deve ser levado para as crianças. Mas sabe quem também pode te ajudar a levar mais conteúdo educacional cristão para as crianças? O Clube Ovelhinhas

Oferecemos livros de qualidade para as crianças, que sejam adequados para a idade e que tragam sempre um assunto relevante e educacional.

Quem é o Papai Noel?

Outra figura importante que deve ser muito bem tratada quando falamos do natal para crianças é o Papai Noel. Ele pode ser o símbolo que encarna a caridade do Deus menino de uma outra forma.

Sendo assim, ele também deve ser tratado com cuidado quando falamos do natal para crianças, é preciso explicar que se trata de uma figura de imensa bondade e de caridade, mas que também é justo e que presenteia apenas os bons meninos.

É certo que a figura do Papai Noel pode ser um tanto incerta, remetendo a tanto figuras pagãs do norte da Europa como a um santo cristão que realmente existiu de nome São Nicolau.

Mas independente de suas raízes históricas e culturais, o Bom Velhinho é hoje um símbolo desse período que tem forte influência na cabecinha infantil. Saber trabalhar sua figura com as crianças é essencial para explicar melhor toda essa festa.

Como fazer uma criança acreditar no natal?

O natal como um evento cultural já é bastante relevante. O mundo muda nesse período e transmite um pouco da atmosfera para os lares e para todas as pessoas que vivem em sociedade. Mas há algumas práticas que podem ser adotadas de modo privado para levar mais a mensagem de Deus para o mundinho dos pequenos.

Uma delas é ornamentar o ambiente com decorações que remetem a época, começar a consumir produtos e comidas relacionadas ao período de natal e também inserir as crianças nessas atividades como enfeitar as árvores e a casa.

O Calendário do Advento propõe atividades como essas para se fazer durante todo o mês de Dezembro.

Aproveite o Clube Ovelhinhas para falar deste e de outros ensinamentos para os pequenos. Conheça todos os nossos artigos.