Educação Religiosa: Dicas para ensinar os bons caminhos aos pequenos

20211210 ensinar bom caminho
Little girl with Bible at home

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

A família possui um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, social, físico, emocional, intelectual e espiritual, bem como no despertar da vocação das crianças que precisam ser guiadas para integrarem a verdade no tecido das nossas vidas diárias.

Devemos ensiná-los para os bons caminhos do Senhor, com amor incondicional, senso de responsabilidade e sabedoria.

Os filhos, na sua tenra idade, estão na fase da imitação, dos porquês, de se ampliar as descobertas e assentar valores e limites importantes, possuindo ótimos estímulos para o desenvolvimento das suas habilidades.

A educação religiosa contribui com valores e princípios que refletem em toda a vida do indivíduo, a começar por sua relação com o mundo. Ao serem guiadas, as crianças passam a compreender que existe um plano maior na Terra e a se conectar de maneira diferente com todas as formas de vida.

Confira algumas dicas para que você possa ensinar os bons caminhos aos pequenos

1- Educação pelo amor, ensinando a amar a Deus e ao próximo

Enquanto mentores, os pais necessitam ser mostras de guia e direção, jamais de medo ou penalidade.

Ensinar a amar a Deus, ouvir e compreender a sua Palavra é o maior ensinamento que poderá deixar para os seus filhos. O amor é o melhor caminho para a educação.

Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Marcos 12:30-32).

2- Ensinar pelo exemplo

Todos os momentos são oportunidades para transmitir valores positivos, o exemplo, nessa fase inicial, servirá de espelho para o desenvolvimento da criança – desde pequenas, elas observam e reproduzem –  esse espelho é essencial para que elas possam ter referências importantes em sua vida. Inspire a criança a desenvolver mecanismos de aproximação, oração e conversa com Deus. Seja um modelo de convivência com Deus e com os próximos, questione se o seu espelho reflete:

Você é solidário?

Como você age com relação ao perdão?

Como você conversa com Deus?

Você ensina seu filho a orar?

Você ensina o seu filho a ir à Igreja?

Você ensina o seu filho a amar o próximo?

O nosso reflexo revela as nossas atitudes perante o que falamos de maneira constante e clara. 

3- Instrua lições de bondade

Ensine o respeito e a humildade perante todas as pessoas, a cumprir às leis de Deus, a amar e respeitar os pais. Os impactos futuros sobre si mesmos e sobre os outros, são reflexo das escolhas que fizeram. Instruí lições de bondade, correção e limites.

4- Valores Cristãos 

Ensine aos seus filhos os valores de Deus – que Jesus nos deixou e podemos encontrar ao longo da Bíblia – como: Fé, Amor, Respeito, Gratidão, Humildade, Compaixão, Honestidade, Lealdade e Paciência, para que seus bons frutos beneficiem a vida em sociedade.

A educação dos filhos é orientada pela presença dos pais, caminhem juntos.

5- “Não” é crescimento

Ensine que o não faz parte da aprendizagem enquanto seres humanos, servos de Deus

“Não” é sempre uma possibilidade.

6- Agir com equilíbrio

As crianças precisam ser amadas, ensinadas e corrigidas. Estabeleça uma lista de tarefas a se cumprir, ensinando a respeitar as regras estabelecidas e mostrando a realidade das escolhas e as suas consequências.

Corrija e trate com amor.

7- Cumpra as suas promessas

Não faça promessas que não consiga cumprir. Demonstre para o seu filho que você é uma pessoa de confiança.

8- Elogie

Seja verdadeiro e gentil. Não elogies demais algo que está ruim. Diga que aprecia o seu esforço e incentive-o a continuar melhorando. 

9- Ensine o zelo, a gentileza, agir educadamente e com respeito

Seja empenhado nas suas atividades diárias estabelecendo uma rotina saudável de tarefas onde seja possível descobrir as áreas em que a criança desenvolve melhor seus dons e talentos naturais com dedicação e boa vontade. Ensine seu filho a pensar no bem estar dos outros e agir com gentileza sempre que possível.

10- Ensine a criança a conhecer a Deus

Apresente para a criança o verdadeiro Jesus e o que Ele fez por nós, através da Bíblia. Ensine a orar e ler a Bíblia diariamente.

Seja o espelho que o seu filho deva refletir. Se deseja que a sua criança seja um filho de Deus e que ande nos Caminhos do Senhor, primeiramente disponha as atitudes que espera que ele também tenha. Assim a criança poderá caminhar junto com sabedoria seguindo os mesmos passos.

Amar é colocar-se no lugar do outro, é agir em prol do outro.

Demonstre amor!

Desenvolva atividades lúdicas que fomentem os valores cristãos de forma prática desde tenra idade. Explore todas as técnicas que combinam religião com brincadeiras, artes e cultura.

Confira conosco, algumas dessas técnicas, vamos lá?

Dicas práticas para ensinar os bons caminhos aos pequenos

  • Oração

Crie uma rotina diária de oração. Pode ser antes das refeições, pela manhã ou antes de dormir, escolha o melhor horário para você e seu filho (a).

  • Leituras bíblicas

Realize leituras, desde tenra idade, para o desenvolvimento do hábito e gosto pela palavra de Deus.

  •  Desenhos

Ilustre ou conte alguma história que represente algum conceito para a criança, por exemplo: peça para ela desenhar algo que represente – Fé.

  • Histórias

Esta é uma das mais eficientes formas de conquistar a atenção e permitir que a criança reflita. Conte histórias!

  • Teatro

Separe uma passagem bíblica, crie um cenário e deixe a criatividade fluir. As crianças adoram fazer parte do processo criativo e de aprendizagem prática. 

  • Participação social

Instigue a contribuírem com ações na comunidade, seja na Igreja, na escola, no meio familiar… Ações de solidariedade ajudam a desenvolver valores como –  Amor, Respeito, Humildade, Compaixão – plante uma flor, uma árvore, escreva cartas, ajude famílias carentes – viva em comunidade.

Geralmente, aprender os valores da vida é visto pelas crianças como algo chato e cansativo. Por isso é tão importante que você encontre formas de tornar este aprendizado agradável. Verifique quais são os seus dons e facilidades.

Os filhos são como uma planta, que temos que regar e cuidar diariamente, para que ela cresça saudável.

Antes de ensinar os caminhos de Deus, nós devemos trilhar os caminhos de Deus. Para que as crianças cresçam na direção correta.

Seja o exemplo para seus filhos de como é andar nos bons caminhos. Com o Clube Ovelhinhas, e o envio dos nossos livros mensalmente, essa tarefa pode ficar um pouco mais fácil para você e mais divertida para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.