Calendário Advento – Aproveite a programação e passe mais tempo com seus filhos

20211126 calendario advento 1

O nosso Calendário do Advento foi feito com o objetivo de aproximar as famílias cada vez mais. Ele conta atividades exclusivas, divididas em 25 dias, para que os pais passem mais tempo com os seus filhos neste fim de ano e celebrem o amor de Cristo no natal. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de cada uma dessas brincadeiras.

Vamos lá?

Calendário Advento – dia a dia 

Dia 1 – Faça uma pulseira contando a história do nascimento de Jesus

Nós já falamos aqui e nas nossas redes sociais da importância que as atividades manuais têm no desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, decidimos que é uma ótima ideia começar a nossa rotina de atividades diárias fazendo pulseiras que contém a histórias do nascimento do menino Jesus.

Defina um horário em que toda a família esteja em casa, não pode faltar ninguém, hein! Depois, confira se o pacotinho com bolinhas de conta e o fio chegou aí junto com os livros da assinatura deste mês. Enquanto vocês fazem juntos as pulseiras para que todos usem durante o advento, conte para as crianças a história do nascimento do filho de Deus.

Dessa forma, eles sempre vão associar a pulseira e um momento divertido em família, com o nascimento de Cristo.

Dia 2 – Monte o presépio 

Junto com o livro da assinatura deste mês, foi enviado um presépio, correto? No segundo dia das atividades do advento, separe um tempo para montá-lo junto com os pequenos. O interessante é que eles façam a maior parte da atividade, mas é  claro que contando o auxílios dos adultos.

Enquanto eles montam, faça perguntas do dia anterior para ver se eles se lembram dos detalhes, e se preciso, conte a história mais algumas vezes.

Dia 3 – Conte a história do natal para alguém

O terceiro dia tem tudo para ser um dos melhores! É uma boa ideia receber visitas ou os amiguinhos das crianças e incentivá-los a contar a história do natal. Mas lembre-se de não ficar corrigindo, deixe que eles contem a própria versão da história. O conto do natal é um dos momentos mais lindos da Bíblia e é importante que os pequenos criem apreço por ele.

Dia 4 – Assista um filme natalino

Uma das melhores partes da época de natal são os filmes natalinos. Que tal reunir toda a família na sala, estourar pipocas e assistir alguns. Além dos lançamentos recentes das plataformas de streaming, existem os clássicos que sempre ensinam a importância da bondade e da caridade.

Alguns deles são:

Dia 5 – Faça cartões de natal para pessoas queridas

Outro ensinamento importante a dar para as crianças é a importância de demonstrar o amor. Que tal fazer isso com cartões de natal para todas as pessoas queridas? Arrume papel, lápis de colorir e deixe que eles soltem a imaginação.

Dia 6 – Separe brinquedos para as doações

Esse é o dia de ensinar sobre a caridade. Explique que algumas crianças podem não ter presentes para brincar, e que no Natal, é época de doar alguns brinquedos que eles não usam mais. Explique que assim como aconteceu com eles, aqueles objetos vão poder fazer muitas outras crianças felizes.

Dia 7 –  Enfeite a casa com eles

Chegou o dia de decorar a casa e deixar tudo preparado para o grande dia. Faça enfeites de natal como guirlandas, compre luzes de pisca e deixe o lar de vocês ainda mais lindo durante essa época de festas. Essa é uma atividade para ser feita em família, que pode se tornar uma tradição e aproximar vocês cada vez mais.

Dia 8 – Escute músicas de natal em família

Existem muitas músicas com tema especial de Natal e quase todas falam sobre o amor de Cristo. Que tal fazer uma playlist com todas elas e cantar com as família todas? Aproveite para ensinar as letras aos pequenos e faça com que eles se divirtam neste momento, dancem, cantem e brinquem até cansar!

Dia 9 –  Olhe fotos de natais passados

Se tem uma coisa que todas as crianças gostam é de histórias de família. Que tal resgatar aquele velho álbum de fotos, ou resgatar da nuvem do celular, e contar todos os causos engraçados para os pequenos. Mostre e conte com alegria os familiares e conte como aqueles momentos foram bons por estarem reunidos.

Dia 10 – Saia a noite e aproveite a decoração de natal

Agora que as coisas já estão mais seguras, que tal juntar a família no fim de semana e sair para explorar a cidade. É normal nesta época do ano que os lugares estejam enfeitados para celebrar o natal e esse é um ótimo programa para fazerem juntos.

Dia 11 – Faça a gelatina mosaico de natal 

Que criança não gosta de gelatina? No décimo primeiro dia do nosso calendário, é hora de ensinar a eles a receita da gelatina de mosaico especial do natal. O primeiro passo é comprar gelatinas verdes e vermelhas (cereja, limão e morango). Depois é só auxiliar eles no processo do doce.


Quando as gelatinas estiverem prontas, corte em cubinhos e separe em um recipiente. Depois, junte a elas uma mistura de leite condensado e creme de leite. Depois é só deixar gelar e servir como sobremesa para os pequenos.

Dia 12 – Leia Livros do Nascimento de Jesus

Existem muitos livros que contam a história do nascimento de Cristo. Aqui no nosso Clubinho alguns deles são enviados no pacote mensal. Então, junte as crianças na sala e comece a hora da história. Além de estar ensinando a história do Salvador, você vai incentivar a leitura e a criatividade.

Dia 13 –  Tire uma foto em família.

Lembra que há alguns dias atrás vocês decoraram a casa? Agora é hora de aproveitar a beleza do ambiente para uma linda foto em família. E por que não fazer logo um ensaio fotográfico? É hora de pegar o celular e soltar a criatividade. Fazendo isso, você vai ensinar às crianças a importância do amor e da família.

Dia 14 –  Tire o dia para agradecer

Chegou a hora de ensinar para os pequenos a importância da gratidão. Reúna todos na sala e os incentive a pensar e dizer, em voz alta, pelo o que são gratos. Podem ser acontecimentos recentes ou que aconteceram durante todo ano. Também façam orações pedindo para que 2022 seja um ano de felicidade e prosperidade.  Ah, e o papai e a mamãe também participam, hein!

Dia 15 – Ensine a eles as tarefas domésticas

Essa atividade vai depender da idade dos pequenos. Se eles já forem grandinhos, ensine a eles algumas tarefas domésticas como lavar a louça, tirar o lixo ou varrer o chão.Mostre que pode ser divertido e desperte neles os sensos de obrigação e de organização.

Dia 16 –  Leia contos de natal

Faça outra noite das histórias, mas dessa vez, fale sobre os contos de natal. Escolha crônicas que falem sobre a importância do amor, da bondade e da caridade.

Dia 17 – Faça uma visita alguém especial

Depois de quase dois anos sem poder ver ninguém, esse vai ser um momento de alegria para as crianças. Pergunte quem elas gostariam de visitar, ligue para essa pessoa e marque um encontro. Os pequenos vão adorar reencontrar entes queridos com o vovô, a vovó, o titio ou a titia.

Dia 18 – Faça biscoitos de natal

Chegou a hora de mais um momento culinário com as crianças. Dessa vez a receita escolhida vai ser dos biscoitos de natal. Como existem muitas formas de fazer estes doces, vai de você escolher qual delas vai querer. Lembre-se apenas de não ser nada muito complicado para que as crianças também consigam participar.

Dia 19 – Leve um mimo para o padre ou pastor

Durante todo o ano, o padre ou o pastor nos ensinam sobre o amor de Cristo.Ensine as crianças a serem gratas por isso e compre algum presente para agradecer ao sacerdote. Ele com certeza vai ficar muito feliz e os pequenos também.

Dia 20 – Presenteie os amigos ou a família com doces de natal 

O natal é sobre demonstrar o amor, que tal fazer isso com os amigos e a família? Peça para os pequenos para escolherem alguns amiguinhos e pessoas da família para presentear e ensine compre alguns doces e deixe que eles aprendam a demonstrar seu amor por aquelas pessoas com a lembrancinha.

Dia 21 – Plante uma semente

O meio ambiente também precisa de amor, e ensinar isso às crianças é muito importante.Que tal plantar uma semente junto com eles, pode ser uma árvore ou um legume na hortinha. O importante é que eles aprendam a importância de cuidar do nosso planeta, das flores e dos bichinhos.

Dia 22 – Memorize um poema de natal 

Assim como músicas e filmes, existem muitos poemas que falam sobre o natal. Que tal juntar toda a família e tentar memorizar alguns? Vai ser uma atividade divertida entre vocês e que pode incentivar as crianças a desenvolver criatividade.

Dia 23 – Imprima e pinte desenhos de natal 

Existem muitos desenhos temáticos sobre o natal e crianças adoram colorir. Que tal imprimir alguns deles e pintar junto com os pequenos?

Dia 24 – Véspera de Natal

Chegamos ao penúltimo dia do calendário, a véspera de natal. É o dia de se preparar para a ceia com a família e fazer uma oração de agradecimento junto com as crianças.

Dia 25 – Natal 

É o dia de celebrar o nascimento de Jesus Cristo com todos que amamos. Feliz Natal!

Gostou deste conteúdo? Então está na hora de colocar tudo isso em prática e aproveitar cada momento com os pequenos. Não se esqueça de seguir o nosso Clubinho nas redes sociais para ter mais dicas como essas.

Deus abençõe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.