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Educação Efetiva: como colocar em prática

publicado
20230516 blog educacao efetiva
Educação Efetiva

Uma educação efetiva é um dos principais objetivos que as escolas precisam atingir e incluir em sala de aula e na gestão. Os pais e a comunidade precisam se manter presentes e participativos para entender as necessidades do colégio, dos filhos e os acompanhar na resolução de problemas.

Além disso, é necessário que os pais promovam a mesma educação em casa, enquanto o filho ainda é bebê. Então, se você tem uma criança pequena e está em processo de desenvolvimento, este é o momento adequado para ensiná-la diversas atividades lúdicas antes de ingressar em uma creche ou escolinha.

O que é a Educação Efetiva?

No processo educacional este é um termo que propõe aos alunos aprenderem com mais autonomia e flexibilidade, onde acompanham as modificações tecnológicas e passam por avaliações de desempenho. Ocorre também a verificação não apenas de materiais e textos de apoio, como do quadro de professores a fim de realizar o acompanhamento completo destes profissionais.

Para a educação efetiva ter sucesso, de fato, é necessário um líder comunitário do colégio (diretor) que engaje tanto os educadores quanto toda a equipe escolar. Isso ajuda os estudantes a se sentirem mais confortáveis e confiantes para aprender, o que aumenta muito o rendimento.

Qual o objetivo da educação efetiva?

A meta principal da educação efetiva é fazer com que os alunos evoluam e aprendam a ter mais autonomia enquanto trabalham. Eles precisam ser instigados por um líder na sala de aula que os auxilie neste processo e os faça ter mais iniciativa. Conforme os dizeres de Lück sobre a liderança:

“O líder, ou dirigente escolar, é quem estimula toda a comunidade escolar a utilizarem seu potencial, através de um ambiente escolar prático e positivo, orientado para a aprendizagem e construção do conhecimento. Exercer essa liderança significa auxiliar o desenvolvimento de habilidades específicas e a transformação do trabalho.”

A educação efetiva não se constrói com foco totalizado em professores porque esta equipe também precisa do impulso gerado pelo diretor. Isto faz com que se crie uma harmonia, que melhore a relação e demonstre aos alunos que o colégio possui organização, regras e conceitos a seguir para aprender com qualidade e de maneira lúdica.

Quais são os 5 estágios de Wallon na pedagogia efetiva?

Henri Wallon foi um médico, psicólogo e filósofo que atuou com crianças deficientes e feridos de guerra. Durante seus estudos, o pesquisador desenvolveu cinco estágios específicos sobre a fase infanto-juvenil, de bebês, crianças e pré-adolescentes.

Impulsivo-emocional

A impulsividade apresenta a você os momentos de desordem motora e aprendizado do bebê, que começa a aprender a controlar o corpo com ajuda do ambiente em que vive. Neste processo, ocorre o desenvolvimento infantil entre: 

0 a 3 meses de vida:

O bebê começa a demonstrar mais emoção, característica atribuída ao que foi ensinado e aprendido. Ele sentirá desde alegria com brincadeiras simples, até aborrecimento ou frustração por não realizar tal brincadeira.

 Três meses a 1 ano:

É neste processo da educação efetiva que você, pai e mãe, precisam sentar com a criança e explicar o que ela sente, demonstrar resiliência e ajudá-la a se autoconhecer. O mundo é novo, os sentimentos estão aflorados e em muitas ocasiões o bebê ficará triste e vocês devem oferecer colo e afeto.

Sensório-motor e projetivo

Neste estágio, o bebê de 1 a 3 anos começa a interagir cada vez mais com o mundo à sua volta, tendo conhecimento sobre as árvores, o meio ambiente, animais, sobre o próprio corpo. Isto faz com que se conquiste a memorização tátil (toque) e visual. Além disso, há a conquista da linguagem discursiva, apreendida com ajuda da imitação do que lhe foi ensinado em casa.

Personalismo

Dos 3 aos 6 anos, a criança apresenta sua opinião a respeito do mundo, dos aprendizados, colegas e até mesmo sobre você, pai ou mãe. A educação efetiva começa a se tornar cada vez mais fundamental na rotina do seu filho por ser uma maneira de ajudá-lo a entender o que realmente gosta ou desgosta, período em que haverá mais negação do que aceitação.

Categorial

Na idade de 6 aos 11 anos, a criança possui um salto de crescimento notório, em que desenvolve plenamente a sua memória, consciência e enxerga o mundo e as pessoas com olhares mais críticos.

Puberdade e adolescência

Superior à faixa etária do categorial (12 anos), este é o momento que o adolescente se modifica psicológica e fisicamente, onde necessitará da autoafirmação e aprenderá a lidar com seus conflitos internos.

É o período em que os sentimentos estão aflorados e há o início da busca sexual, que é o pico mais elevado na vida de um ser humano, portanto, a educação efetiva demanda aulas didáticas a respeito da sexologia e dos cuidados com o corpo e segurança.

Como funciona a educação efetiva e quais são os benefícios no desenvolvimento infantil?

O colégio efetivo busca como inclusão a comunidade que precisa ser participativa, onde se cria uma gestão democrática a fim de fazer com que o processo de estudo dos alunos se torne melhor. Funciona, inclusive, com o corte de conteúdos que desperdiçam tempo e não agregam ao conhecimento do aluno, onde o professor traz atividades didáticas que farão a diferença no estudo.

Modificação de atividades e corte de temas

Neste caso, conforme adiantado logo acima, você verá que a escola terá a função de trazer atividades que auxiliem no aprendizado infantil, além de otimizar o tempo. Isso evita que o aluno fique retido às cópias de textos ou de dinâmicas que não ajudam no desenvolvimento. Você pode incluir na sua rotina:

●       A leitura;

●       Brincadeiras com objetos sensoriais aos bebês: feijão, algodão;

●       Recorte e cola para crianças de 4 anos;

●       Pintura com tinta guache ou lápis de cor: bebês.

Com uma educação efetiva você precisa ter a ciência de participar destes processos, de ouvir, de ensinar, de brincar. O ambiente precisa ser propício para educar seu filho com qualidade desde bebê.

Fácil memorização

A memorização é um processo conquistado logo quando seu filho é um bebê, porém, para isto ser atingido é necessário trabalhar com brincadeiras e atividades. A educação efetiva de qualidade ajuda o infanto entender que precisa usar uma das duas mãos para conseguir segurar um lápis sextavado para colorir, ou que necessita dos dedinhos em forma de pinça para segurar um feijão.

Organização

Com a introdução do mecanismo em casa, você faz com que a criança aprenda desde nova a se manter organizada. O estímulo precisa iniciar quando bebê, ajudando na memorização de longo prazo, instigada diariamente. Dessa forma, você verá que o seu filho:

●       Organizará os brinquedos ou materiais após usar;

●       Lavará utensílios utilizados na cozinha;

●       Manterá o banheiro organizado: roupas no cesto, toalha no lugar certo;

●       Fará o dever de casa logo após chegar do colégio.

Este é um hábito trabalhado com a educação efetiva, que dá mais autonomia ao desenvolvimento infantil e às permite realizar as tarefas após terem sido instruídas por você.

Autonomia

Maria Montessouri é um dos maiores nomes ligados à autonomia, pelo fato de crer que o aprendizado ocorre mediante liberação da criança para fazer atividades após ser instruída. Em cada estágio de Wallon, você deve aplicar o processo autônomo ao seu filho com tarefas básicas, como:

●       Limpar o chão que ele sujou: sensório-motor;

●       Organizar os brinquedos no lugar certo: personalismo;

●       Levar as roupas sujas ao cestinho: personalismo.

Apesar de serem atividades práticas, a educação efetiva acontece naturalmente e a criança aprenderá de maneira divertida a como se manter organizado sem precisar o tempo todo da sua ajuda.

Melhora do desempenho

Para crianças que estão classificadas no personalismo e categorial, é necessário trabalhar frequentemente com métodos dinâmicos que agreguem ao saber. A educação efetiva fará com que o aluno tenha mais controle sobre seu aprendizado, trazendo ludicidade e qualidade nos estudos, o que auxilia no desempenho.

Como garantir educação efetiva de qualidade no desenvolvimento infantil?

O ideal é você investir neste processo quando seu filho é bebê e está no processo de desenvolvimento, saltando entre os picos de idade. Trabalhar com brincadeiras, estímulos e atividades tornarão a rotina proveitosa e qualitativa.

A educação efetiva não começa apenas na escola, pois tem seu início na companhia dos pais. Você precisa estar junto, ouvir, ajudar, conversar e ensinar sem deixá-lo sozinho. Acompanhe, observe, explique e dê alternativas para encontrar a solução para problemas que você apresentou, ajudando no desenvolvimento infantil pleno.

5 dicas para colocar Educação Efetiva em prática

Tanto para os pais de primeira viagem quanto aos mais experientes, é necessário compreender como realizar a inserção deste tipo de educação em casa. Para isso, você deve acompanhar o salto de desenvolvimento do bebê:

●       Desenvolver as habilidades socioemocionais: bebês da fase emocional;

●       Autonomia ao pintar, trabalhar com cores ou recortes de figuras: sensório motor;

●       Apresentar vídeos lúdicos pelo tablet: personalismo;

●       Leitura ativa e participativa: categorial.

●       Dinamismo, autonomia, desafios: puberdade e adolescência.

No caso das escolas, o ideal para integrar a educação efetiva é trazer a tecnologia para dentro da classe, visto que muitos alunos têm o hábito de aprender mediante tablets.

É de obrigação da escola trabalhar com profissionais capacitados e qualificados para este tipo de educação, onde sejam valorizados e recebam cursos para se manterem atualizados sobre o mundo educacional.

Trabalhar com o protagonismo dos alunos na educação efetiva, faz com que as crianças e adolescentes se sintam conectadas com o local, que crie a sensação de pertencimento. Ao fazer isto, você promove um aprendizado de qualidade para todos. Faça parte do nosso clube para receber mais informações!

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