5 Hábitos para incluir na rotina dos filhos

20220429 habitos rotina filhos

Que é importante estabelecer uma rotina para as crianças, você já sabe, né? E como cumprir cada atividade ao longo do dia, você sabe e consegue também?

Esse texto não irá abordar quantas atividades e horários a sua criança precisa ter em uma rotina, mas vamos te encorajar  a se conscientizar  da importância de uma rotina no desenvolvimento das crianças e desempenhar  cada atividade com leveza e amor. Dessa forma, no final do dia,  você vai não só ter cumprido um cronograma , vai ter participado do desenvolvimento dos seus filhos e se beneficiado também.

Está pronta?Boa leitura!

Importância da rotina das crianças

Muito se fala sobre acordar mais cedo e até mesmo seguir uma rotina imposta por alguém, não é mesmo? Mas aqui queremos que entenda que a rotina das crianças traz segurança para elas e ninguém melhor que o pai e a mãe para desenvolver o dia a dia das crianças com horários corretos para cada atividade, assim como a forma de fazer cada uma delas..

Primeiro se conscientize dos benefícios;

  • Ajuda a criança a se sentir segura;
  • Incentiva a cooperação;
  • Auxiliar no desenvolvimento cerebral;
  • Deixa a criança menos ansiosa;
  • Ensina ter noção do tempo.

Saber o que vai acontecer no dia auxilia a criança a se organizar internamente,o que diminui as birras.

Além do nosso relógio que nos avisa a tempo de cada compromisso,  temos um tic- tac dentro de nós que funciona melhor quando os horários são aproximados, eles se programa para que cada atividade aconteça em determinado momento e quando esses horários realmente estão atendendo as necessidades da criança, temos a rotina.

Crianças precisam de previsão e se sentem seguras dessa forma e consequentemente,mais livres para focar suas energias para crescer e desenvolver.

Elabore um mural de atividades

Com a correria do dia, muitas vezes não sabe que horas são.

E para começar resolver parte do funcionamento da rotina,  pare por um momento com sua família para desenvolver um mural de atividades. Esse mural pode ser uma planilha ou um sulfite ou até uma cartolina.

Escreva os horários de cada atividade da casa como desejar, com desenhos ou horários, aqui é importante levar em consideração a faixa etária dos seus filhos a fim de que eles participem e de que seja um acordo que a família possa cooperar junta. 

Lembre – se de colocar em um lugar que todos possam ter contato! 

A rotina das crianças na prática

Mesmo que a criança seja um bebê, ela tem necessidades de seguir uma rotina diária, e por perceber que está chegando a hora de mamar ou tirar a soneca pode ter um desenvolvimento muito mais calmo. Deixe esse horário já previsto e preparado, beneficiará não só a criança como vocês país.

Com as crianças calmas, alimentadas antes mesmo de qualquer estresse, será possível até encaixar uma atividade extra, não é mesmo ? Além disso, a rotina vai deixar a sensação de que o dia fluiu bem. Sem aquele peso na consciência de estar sempre ocupada ou só apagando incêndios quando tudo sai do controle. 

Por último listamos 5  práticas que fazem parte do seu dia e descrevemos de uma forma que te ajuda refletir o que pode ser feito e como isso se encaixa dentro do ritmo da sua casa e realidade, 

1 – Hora da Alimentação

Sendo a criança maiorzinha, ela pode te ajudar a colocar a mesa. Dessa forma, ela vai saber que a hora de comer está chegado.Se ela for menor, crie nela o hábito de lavar as mãos antes da refeição. O efeito é o mesmo..

A ideia é que ao sentar na mesa vocês tenham um momento de refeição em família, e que isso faça  parte da rotina da criança, 

2 – Rotina do Acordar 

Ter horário para deitar e para levantar é importante.E para garantir um bom começo, dar o start do dia das crianças pode ser com uma voz calma ou até abrindo  a cortina aos poucos é a melhor coisa a se fazer.. 

No caso dos bebês isso é importante para que reconheçam o dia e a diferença da noite.

Para os maiores, ensine a iniciar o dia com higienização . Isso criará desse hábito de rotina que mesmo quando não for durante a semana assim o

3 – Rotina do Sono 

Agora é hora de desligar eletrônicos e todas as luzes mais fortes da casa. Faça desse momento um verdadeiro preparo para o descanso, muitos bebês têm um objeto como naninha, ou fralda que você pode usar como recompensa e até fazer dormir ao cantar uma música.

Nesse momento do sono da noite, anunciar que é hora de tomar banho, já fará com que a criança perceba que é hora de se preparar para dormir.

4 – Hora da higiene 

Nesse momento pode aproveitar para ensinar a relevância de escovar os dentes, assim como tomar banho diário.Olhar para o espelho e perceber o qual branquinho ficaram os dentes será uma maneira simples de agregar mais essa importância na rotina do seu filho.

5 – Momento de estudo e leitura

Um cantinho da leitura estimulará seu filho a essa prática tão importante.  O Clube de Livros Ovelhinhas, oferece mensalmente livros com valores cristãos que são selecionados de acordo com a idade de seu pequeno. Além de incentivar a leitura

Aproveite para contextualizar a história com o que seu filho vive na escola ou com os amigos Certeza que esse hábito trará bons momentos de pais e filhos.

Outra sugestão é deixar esse cantinho próximo  a sua área de home office. Assim mesmo que precise de um momento exclusivo para o trabalho seu filho terá um espaço dele onde estará perto de você, mas ambientado para que continue a leitura sem você.

Gostou desse conteúdo ? Se sim, acesse nosso site, lá além das assinaturas para receber livros mensalmente ainda tem mais conteúdo que ajudará a tornar a rotina das crianças  mais leve. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.