fbpx

Como ler para seu bebê?

publicado
20220509 como ler para bebe

Ler para seu bebê é um aspecto muito importante e pode ser feito com a ajuda de livros interativos, junto de brinquedos e gestos corporais. Cada um destes aspectos corrobora para haver um melhor entendimento sobre o livro e o que se passa na história, para atiçar a curiosidade do pequeno e o gosto dele pela leitura.

Por que devo ler para o meu bebê?

Ler para seu bebê faz com que o vínculo afetivo existente seja fortificado. A troca de olhares, uma conversa, o fato de dar atenção à criança contribuem com facilidade para auxiliar no desenvolvimento infantil.

Além disso, existem habilidades que serão adquiridas com uma boa leitura, e seriam elas: desenvolvimento da linguagem, criatividade e a imaginação. Crianças que ouvem ou leem histórias obtêm um gosto único para escrita ou leitura desde bem cedo.

Quais os benefícios de ler para o meu bebê?

Ler para seu bebê fará com que eles melhorem habilidades como: concentração, memorização, compreensão, estímulo da linguagem oral, e raciocínio lógico. Estes são alguns aspectos importantes que auxiliam no aprendizado dos pequenos.

Realizar a leitura de livros contribui muito para auxiliá-los a entenderem suas próprias emoções, desenvolver a atenção e o foco, bem como criar uma forte conexão com quem lê para eles, que são pais.

A criação de um vínculo maior é fortificado com um momento diferente junto do bebê ou da criança. Fazer uma leitura e brincar se tornará a hora do dia favorita deles, portanto, é fundamental proporcionar mais momentos de leitura com os pequenos.

Livros ideais para ler para o seu bebe

Existem uma diversidade de livros que podem ser lidos para seu bebê. Há títulos que conseguem fornecer um aprendizado único, interativo e lúdico aos pequenos que estão em fase de descobertas. Deixe-os explorarem o mundo ao seu redor, e ter um contato especial com o conteúdo do livro, as folhas, capa, etc.

No Clube Ovelhinhas, existe uma curadoria para entender e escolher os melhores livros a serem enviados aos pequenos, de maneira que sejam todos ideais para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças com base em sua faixa etária.

Veja alguns exemplos a seguir:

Livros-brinquedos

Livros-brinquedo fazem parte de um conjunto de objetos que auxiliam as crianças a interagirem com o mundo, principalmente os bebês com pouco mais de dois anos, que necessitam entender o espaço em que vivem.

Este é um estilo de livro que chama atenção até mesmo de adultos, por sua versatilidade. É possível criar momentos únicos aos pequenos, e deixá-los brincarem com o faz-de-conta ou brincadeiras sugeridas pelos pais.

Tipos de livros-brinquedos

O livro-brinquedo reúne em seu conteúdo fantoches, bonecos e jogos. Cada um destes itens tem como objetivo fornecer aos pequenos curiosidade, bem como o interesse pelo novo e as cores alegres.

Há livros-brinquedo que contém castelos, por exemplo, e é por intermédio de um brinquedo como este que a criança ficará interessada em ouvir e conhecer mais a história. Ela terá a oportunidade de imaginar aquele cenário, que lhe proporcionará uma grandiosa diversão pelo resto do dia junto de seus pais.

dicas de livros para bebes

Livros de panos

O livro de pano auxilia no estímulo tátil das crianças, ou seja, as mãos sentirão uma textura nova, o que é um desenvolvimento crucial para bebês que estão em estágio de descobertas, pois melhorarão os movimentos de pinça e de segurar um objeto com força.

Livros de pano podem ser trabalhados com crianças que estão na 2° ou 3° série, inclusive, pois é um conteúdo diferente e que mexe com o imaginário dos pequenos. A curiosidade fala mais alto e com a textura sentida, desejarão brincar e ler por mais tempo.

WhatsApp Image 2022 05 02 at 17.04.36
WhatsApp Image 2022 05 02 at 17.16.10
WhatsApp Image 2022 05 02 at 17.08.09

Por que escolher livro de pano?

Os livros de pano são interessantes por conta do aspecto mencionado sobre sua textura. Objetos que, além de serem coloridos, possuem uma textura diferente, que tendem a chamar atenção dos bebês.

Outro aspecto importante para escolher o livro de pano é ler para seu bebê, e a possibilidade de o levar ao banho. Com foco neste aspecto, é possível deixar o pequeno se divertir na banheira enquanto descobre a textura do pano úmido e visualiza a história.

Como ler para o seu bebê?

Há determinados métodos que facilitarão o momento de leitura com os pequenos. Os pais devem se atentar com determinadas informações, pois muitas delas serão cruciais para trabalhar com o visual e imaginação.

Esteja em uma posição confortável

Ler para seu bebê consiste em escolher uma boa opção para sentar, portanto, procure se manter sentado com o pequeno no colo. O livro ficará aberto e ambos visualizarão as figuras e letras escritas com facilidade.

Outra sugestão de posição que os pais podem seguir, é deitar-se na cama ou em um puff grande com o bebê. Mantenha seus braços abertos com a cabeça do pequeno encostada em seu braço para ver as figuras.

Brinque com a voz

Um aspecto que chama atenção dos bebês, é quando se altera a voz para conversar com eles. Neste caso, os pais podem modificar a voz durante a leitura para cada situação apresentada no livro.

Crianças pequenas tendem a ter atenção chamada com maior facilidade quando a mãe faz uma voz afinada ou fofa. Desta maneira, é possível dar alma aos personagens daquela história, para divertir os pequenos na hora da leitura.

Capriche na expressão corporal

Ler para seu bebê exigirá que faça gestos com as mãos, ou use o corpo para contar a historinha. Existem maneiras diferentes e interativas que podem ser usadas, por exemplo, a mímica costuma chamar atenção facilmente dos pequenos, portanto, procure utilizá-la.

Deixe o bebê interagir com o livro

Um aspecto que facilita a interatividade entre criança e livro é o toque. Permita que o bebê segure o livro, aponte, observe as cores e todas as ilustrações contidas nas páginas. É normal que eles queiram tocar em tudo o que veem pela frente.

Este é o momento perfeito para deixá-los segurarem os livros, passar as páginas, e sentir uma textura mais lisa, que faz um som peculiar quando é virada para o outro lado.

Cante

Bebês aprendem por intermédio de músicas divertidas. Com base nisto, os pais podem cantar músicas populares aos pequenos, principalmente as cantigas. Use livros ilustrados para facilitar na memorização das letras e peça para a criança acompanhar.

Aproveite recursos lúdicos

Inclua brinquedos ou bichos de pelúcia no momento de ler para seu bebê. Dessa maneira, é possível contar a mesma história com diferentes métodos lúdicos e divertidos.

O que devo fazer se meu bebê não gostar da leitura?

Tenha uma rotina planejada, pois ao fazer isto, os pequenos se habituarão e saberão que em determinado momento é hora de ler. Deixe-os escolherem o que lerão naquele dia, afinal, é uma maneira de incentivar a leitura.

Outro aspecto que deve ser analisado é sobre o tipo de livro oferecido ao pequeno. Pode ser que aquele conteúdo, em especial, não tenha chamado atenção e pode ser facilmente trocado por outro livro mais lúdico.

O meu bebê entende o que leio para ele?

Os bebês com até 3 meses prestam atenção em determinadas palavras, bem como em certos padrões. Eles não compreendem com clareza o que significa, mas absorvem aquelas informações por expressões ou maneiras em que foram ditas por seus pais.

Ler para seu bebê se tornará uma hora mais agradável e divertida, em que pais e filhos aproveitarão o momento e aprenderão muito juntos.

Quer aproveitar esse momento com os seus filhos também? Faça parte do Clube Ovelhinhas a garanta tempo de qualidade com o pequeno ou pequena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.