Apresentar um irmão mais novo ao seu filho mais velho pode ir por vários caminhos. É para ser um momento lindo, mas a forma como os pais escolhem fazer isso pode ditar a relação dos pequenos dali para frente.
Dependendo da idade, o irmão mais velho nem consegue compreender o que está acontecendo e pode reagir de forma agressiva ou regredir em seu desenvolvimento, para tentar conseguir mais atenção.
Por isso é importante entender que a criança, até o momento, estava acostumada com toda a atenção dos pais para si e assim, de uma hora para outra, vai precisar dividir. É necessário fazer ela perceber que não será substituída pelo novo membro da família e diminuir o ciúmes.
Sendo assim, é fundamental saber a melhor forma de apresentar o irmão mais novo para que as crianças se sintam seguras, acolhidas e se adaptem da melhor forma às mudanças que vão ocorrer na família.
Continue lendo e veja nossas dicas!
6 Dicas de como apresentar o irmão mais novo
Sem dúvidas, a chegada de um novo membro mobiliza toda a família, gera ansiedade nos pais e demanda uma atenção especial. Muitas vezes, isso faz com que o foco se transfira totalmente para essa nova criança.
Na ótica dos irmãos mais velhos, mesmo que eles tenham sido igualmente esperados e sejam amados da mesma forma, eles foram deixados de lado e por isso podem sofrer bastante com toda essa mudança que a família vai passar.
Sendo assim, a forma como o irmão mais novo será apresentado precisa ser planejada, tanto quanto outras questões que envolvem essa chegada.
Para ajudar as mamães e papais de segunda viagem a saber como apresentar o irmão mais novo, e deixar as outras crianças seguras e felizes, separamos dicas que podem ser colocadas em prática desde a gestação:
Fale sobre o irmãozinho desde o começo
É super importante que o irmão mais velho saiba desde o começo da chegada do caçula. Se planeje para que a criança seja uma das primeiras pessoas a saber e que saiba pelos pais.
No entanto, o recomendado é que a situação seja explicada apenas após a mamãe ter certeza que está tudo bem com a gravidez para não gerar quebra de expectativas e possíveis traumas.
Após a descoberta é importante fazer as primeiras consultas e exames para se certificar de que a gestação é saudável e está evoluindo como deveria.
Com a gravidez confirmada, sentem-se com o irmão mais velho e contém de forma lúdica e adaptada para a idade sobre o novo momento. Falem sobre a importância dele para essa chegada e como a família ficará completa com o nascimento do irmão mais novo.
Não se preocupe em explicar muita coisa, o fato de uma nova criança na casa já pode ser muito para se absorver. Tenha certeza de que o irmão mais velho entendeu que o amor dos pais será multiplicado e não dividido.
Tenha paciência e responda a todos os questionamentos com clareza, dessa forma ele estará mais preparado conforme a gravidez for avançando.
Deixe ele para fazer parte dos preparativos
É muito importante que o irmão mais velho se sinta incluído nessa nova configuração familiar. E uma das maneiras de fazer isso é incluir o pequeno nos preparativos para a chegada do recém-nascido.
Quando possível, vale a pena levá-lo de acompanhante nas consultas e ultras, assim ele consegue visualizar o irmão e entender que tem um bebê chegando. Além disso, é interessante deixá-lo escolher novas roupas, brinquedos e até mesmo incluí-lo na preparação do quarto, para ajudar na arrumação e no cuidado com as coisas do novo bebê
Isso vai despertar seu afeto e cuidado pelo irmãozinho.
Entenda os sentimentos do seu primogênito ou dos outros
Também é seu papel entender como a criança está se sentindo e ajudá-la a aprender a lidar com esses sentimentos, é fundamental neste momento. Em alguns casos, as crianças podem apresentar uma regressão no comportamento, como voltar a fazer xixi na roupa, enrolar a forma de falar e até mesmo fazer mais birras.
Apesar desse momento também ser de muita sensibilidade para a mãe, principalmente por envolver alterações hormonais e privação de sono, o que naturalmente aumenta o estresse, a melhor forma de lidar com o comportamento do filho mais velho é ser extremamente paciente.
Caso aconteça alguma dessas situações de birra ou regressão, a melhor forma de ajudar a criança é sentar, ouvir e ajudar a lidar com o que está sentindo ou, caso ela ainda não saiba se expressar através da fala, acolher e dar a atenção e carinho que ela precisa.
É importante não brigar, negligenciar ou minimizar esses sentimentos, respeite o momento que a criança está passando.
Quando a criança chegar, faça o irmão sempre estar próximo com você
O retorno da maternidade é sempre um momento tenso para a família, principalmente quando já tem outras crianças envolvidas. Esse momento de voltar para a casa é uma adaptação da mãe, que agora precisa lidar com a nova rotina de cuidar sozinha do bebê e também do irmão mais velho.
Uma rede de apoio dos avós e titios é muito importante tanto para os pais quanto para a criança e o bebê.
Nesse momento, opte por manter o seu filho mais velho próximo de você e da família, para que ele não se sinta trocado ou excluído. Por mais difícil que seja, uma forma de fazer isso é criar um momento apenas para vocês dois.
Pode ser um momento de brincadeira, a hora do banho, a preparação para dormir ou até mesmo uma refeição. O importante é que você dedique um tempo exclusivo para vocês dois. E ao longo do dia, mantenha sempre a criança próxima e participativa da rotina da casa.
Compre um presente para a chegada
O irmão mais velho precisa se sentir importante nesse momento de mudança e uma das formas de fazer isso, é comprar um presente para ele. Esse presente pode ser dado na visita da maternidade ou na chegada em casa e é uma forma de demonstrar que o novo irmão já o ama e está ansioso para conhecê-lo.
Como normalmente o irmão mais novo recebe muitos presentes da família e amigos, o irmão mais velho pode sentir ciúmes, já que estava acostumado a ter toda essa atenção para si. Os presentes são uma forma de fazê-lo sentir que ainda é especial e importante.
Atenção aos comentários das outras pessoas
Nem todas as visitas e familiares sabem como apresentar o irmão mais novo e podem fazer comentários que prejudicam esse momento. É muito importante estar atento a todo tipo de comentário feito por terceiros e, se possível, repreender a pessoa que insinuar que o filho mais velho será deixado de lado, e acolher a criança da forma certa.
Até comentários como perguntar se ele está com ciúmes, se está feliz em ter um irmão ou falar que agora a criança é um rapaz, ou uma mocinha, podem causar sentimentos ruins e incentivar os pequenos a sentirem ciúmes do novo irmão.
Quando é necessário ajuda profissional?
Na maioria das vezes, a chegada de um irmão mais novo não traz grandes prejuízos para os pequenos. No entanto, é importante estar atento a todos os pontos e comportamentos da criança e caso seja necessário, pedir ajuda de um profissional, como o psicólogo, para ajudar nessa etapa de transição.
Algumas crianças podem dar sinais de tristeza e até mesmo ansiedade que podem ser prejudiciais nessa etapa do desenvolvimento infantil. Caso perceba que o irmão mais velho está se isolando, apresentando crises de choro ou com grandes mudanças de comportamento, vale a pena consultar um psicólogo infantil.
Como uma mãe pode conciliar a rotina na hora de se adaptar?
A adaptação da mãe na volta para casa, a rotina e os cuidados pós-parto podem ser cansativos, principalmente se não houver uma rede de apoio para auxiliar na lida com as crianças. Nesse momento é importante não se cobrar, entender que a adaptação é um processo e tentar levá-lo com calma para não causar frustrações e sobrecarga.
Tente criar uma rotina que envolva as necessidades do novo bebê, mas que você também possa ter um tempo para si e para o irmão mais velho. Não precisa necessariamente ser um longo tempo, mas que seja um tempo de qualidade e com foco total no pequeno.
Vale ser um banho juntos, uma refeição, a preparação para dormir, uma brincadeira ou jogo que ele goste, ou um momento de leitura, em que vocês aproveitem uma boa historinha juntos e conversem sobre ela depois.
A maneira como você vai apresentar o irmão mais novo para o seu filho mais velho é fundamental para que a relação entre irmãos seja saudável e principalmente para que a família consiga ter um ambiente acolhedor, repleto de amor e principalmente respeito.
Caso esteja inseguro quanto a isso, vale a pena os pais conversarem com médicos ou até mesmo psicólogos para receber todas as instruções necessárias para que essa transição seja feita da melhor forma possível.
Veja mais dicas sobre maternidade e família em nossas redes sociais e fique cada vez mais preparada!