Atividades Pedagógicas manuais para crianças: Entenda os benefícios

Atividades para crianças ajudam na formação, entenda mais sobre esses benefícios no blog do clube de livros infantis religiosos Ovelhinhas.

20211022 atividades pedagogicas manuais
Multicolored geometric shapes on a blue background. Learning and education concept.

Uma rotina agitada, o tempo para dedicar aos filhos e manter uma proximidade maior, parece ser escasso e as 24 horas de um dia todo, dão a impressão que são resumidas em algumas horas. Quantos pais já não sentiram essa sensação de estar fazendo pouco por seus pequenos?

Com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, as famílias se viram em uma outra realidade, se antes o distanciamento era causado pela correria do dia a dia e falta de tempo, agora com uma nova realidade, há uma proximidade maior entre os familiares, porém, devido ao uso excessivo das redes sociais, ainda há um certo tipo de distanciamento interno, por isso as atividades manuais, podem aproximar todos.

As atividades para educação infantil, são importantes para formação dos pequenos principalmente os valores religiosos, mas claro que conforme a faixa etária, a capacidade de compreensão de uma criança, um adolescente e um adulto, são diferentes. Por isso é importante conhecer a sensibilidade dos seus pequenos e sendo assim preparamos ótimas dicas de atividades manuais, que vão de acordo com a idade de seus pequenos.

Atividades para crianças

As atividades pedagógicas e de alfabetização infantil têm uma grande importância na vida dos pequenos, pois ao contrário do que muitos pensam a respeito, não somente servem para passar o tempo. Elas contribuem muito para o desenvolvimento e formação das crianças.

Vários estímulos acontecem, quando os pequenos têm atividades e brincadeiras em sua rotina, pois eles crescem executando a fala, a imaginação, o emocional, desenvolvimento motor, físico e a sociabilização que é muito importante para fazer novas amizades, e criar laços com pessoas mais próximas.

Mas independente do isolamento social, é muito importante que os pais tenham consciência dos benefícios das atividades e brincadeiras para crianças, para assim começar a executar com os pequenos em casa, fazendo com que este hábito vire rotina da família.

A leitura também é a base que forma a criança, não pense que seus pequenos podem ter contato com livros apenas quando chegarem na idade escolar, muito pelo contrário, pais e mães podem ler para seus filhos, desde a gestação, uma ótima dica são os livros infantis religiosos, que falam muito do amor de Deus pelas crianças e por cada ser humano, além de poder formar com valores cristãos.

Comece hoje mesmo

Você pode começar hoje mesmo essa interação harmoniosa com seus filhos, basta dar o primeiro passo, por isso separamos algumas dicas de atividades e brincadeiras para crianças, de acordo com idade de seus pequenos, veja só:

Bebês

Como falamos a leitura pode começar desde a gestação, mas se seu bebê for recém nascido ou já tiver alguns meses de vida, não fiquem chateados caso o pequeno saia em busca de um brinquedo, porque eles se distraem com muita facilidade, o importante é manter o hábito, com o tempo, surge o interesse pelas figuras dos livros, pois são os sentidos se desenvolvendo. Só não esqueça que os bebês podem morder, riscar ou rasgar os livros.

Mantenha hábitos com seu bebê, principalmente até completarem um ano, pois eles precisam dormir mais a noite, além de ter horários certos para mamar. Procure imitar os sons que eles fazem, cante, converse e brinque, mas leia livros todos os dias!

Entre um a dois anos

Durante a leitura, peça que seu filho diga nome dos animais, cores e ajude quando ele não conseguir falar a palavra inteira, mas leia todos os dias. Faça desenhos com giz de cera, tinta guache ou lápis colorido.

Pegue fotos e ensine os nomear pessoas próximas, “este é vovô ou esta é a vovó”. Brinque com blocos e quebra-cabeças e elogie muito, procure sempre elogiar mais do que punir.

Entre dois a quatro anos

Desenhos para estimular a criatividade são essenciais, além de poder ensinar também figuras geométricas, letras e números.

Perguntas como o porquê das coisas, são muito divertidas como: Por que vamos a igreja? Por que temos ouvidos? Assim é possível estimular o senso das coisas e sua existência.

Já na leitura, peça para eles contarem o que estão vendo no livro e repetir as palavras.

Dos quatro aos cinco anos

Regras são importantes para a organização da vida, por isso ensine os pequenos, elaborando um calendário de atividades para serem realizadas durante a semana, assim eles aprendem sobre compromissos e responsabilidades e os períodos do dia. Inclua no calendário horário das refeições, do banho, brincadeiras, hora da leitura e hora de dormir.

Uma dica bacana é fazer o calendário utilizando papelão, tinta guache ou giz de cera, para ser colorido e bem divertido de fazer e cumprir as regras. Já com a leitura permita que seu filho conte o que aconteceu na história.

Para os maiores de cinco anos

As brincadeiras começam a ser muito mais interativas, então brincar de teatro, escultura com massa de modelar e o que acha de uma oficina de carimbos?

Pois é, com EVA é possível fazer carimbos personalizados, a criança faz o desenho, algo simples e utilizando tesoura sem ponta, recorta, passa na tinta e é só carimbar. Recortes com papelão, criação de personagens para brincar de teatro, também encantam os pequenos além de divertir muito.

Agora papais e mamães, vocês são quem decidem a hora de começar a brincar com seus pequenos e participar firmemente na formação deles. O Clube de Livros Ovelhinhas tem ótimos livros infantis religiosos, que podem auxiliá-los a educar e formar valores cristãos na vida de seus filhos.

Assine a newsletter para receber notícias e conteúdos atualizados sobre o mundo das crianças.