Teatro Infantil com Fantoches: Criatividade e formação de valores aos pequenos

20211112 teatro com fantoches

O teatro existe há muito tempo, praticamente desde o início da humanidade, onde encenações eram utilizadas como forma de comunicação entre os homens primitivos. Mas a origem mesmo do nome “teatro” vem da Grécia Antiga, com suas obras e histórias.

Dessa forma, com o passar dos anos, o teatro também começou a influenciar a sociedade, transmitindo além de conhecimento, muita reflexão sobre vários contextos e as atividades teatrais se propagaram pelo mundo todo.

Mas mesmo sendo conhecido como arte, levar alegria, reflexão entre vários sentimentos, o teatro ainda é para poucos no Brasil, pois metade da população brasileira, nunca teve a oportunidade de vivenciar a emoção de uma peça teatral.

Portanto, o ato de realizar uma peça de teatro infantil, é importante, porque vai muito além de ser uma atividade, mas também gera o interesse pela arte, além de desenvolver a imaginação, criatividade, coordenação motora, trabalha a voz e timidez, além de permitir a divisão de tarefas como trabalhos em grupo e o acesso à cultura.

Veja os benefícios do teatro infantil

O principal grande benefício de formular uma peça de teatro com as crianças, é desenvolver a capacidade de comunicação, no qual muitos adultos enfrentam essa dificuldade, por não terem essa oportunidade.

A concentração também é algo muito trabalhado com teatro de fantoches, já com os pequenos, é algo que ajuda na memorização, no manuseio de brinquedos e objetos, que como consequência irá ajudar nos estudos. Já na vida adulta, a pessoa se torna mais produtiva, com foco em suas atividades diárias, com menos chances de se distrair com tarefas paralelas.

Exercitar a fala, alguns pequenos podem precisar da ajuda de um Fonoaudiólogo ou terem alguma dificuldade para falar. O Teatro com fantoches, pode ajudar muito a criança a melhorar a fala brincando, além de trabalhar a entonação da voz.

A responsabilidade social também está inclusa, pois muitos objetos recicláveis podem compor o cenário do teatro, ou até mesmo virar personagens nas novas histórias e aventuras que vão surgir, além de estimular muito a criatividade.

Como preparar fantoches?

Para começar, caso você nunca tenha feito, faça personagens simples, encontrando moldes mais fáceis na internet, ou veja essa dica de fantoche utilizando meia, no YouTube, onde será necessário:

• 1 meia;
  • 2 botões pequenos, para os olhos;
  • 1 botão médio, para o focinho;
  • 1 tesoura sem ponta;
  • 1 pedaço de feltro para as orelhas;
  • 1 agulha com linha, ou se preferir cola quente, que substitui a costura.

Faça o molde das orelhinhas do cachorro, cole na meia utilizando cola quente ou costurando, em seguida marque onde ficarão os olhos e aplique, por último o focinho e pronto, vocês já têm um novo personagem para dar nome, vida e criar uma história.

Montando o cenário

Procure uma caixa de papelão que não tenha uso, caso não tenha, sempre há algum estabelecimento comercial próximo que se desfaz de caixas diariamente. Convide os pequenos para participarem da montagem e soltem a criatividade, com feltro, tecidos, papel e tinta guache, é só montar um lindo cenário.

b54a9cf80f02b13185b1d59f6edb2285

Com tudo pronto, é hora de criar personagens e histórias que vão estimular o improviso e garantir muita diversão com toda família e com todos os amiguinhos das crianças.

Outros cenários e personagens podem ser criados com outros tipos de materiais, como, garrafas pet, jornais, tampinhas e muito mais.

Criando uma história

Qual história ou livro seu pequeno gosta mais? O que acha de trazer o livro ou história preferida para o mundo real?

Reinventar a história, também é algo que irá fazer com que a criança interaja com maior facilidade, o mais bacana de tudo é fazer com que ele e o personagem conversem. Portanto, pegue os livros já recebidos do Clube Ovelhinhas, escolha um e comece uma peça de teatro infantil com muita imaginação.

A educação religiosa é a base que forma princípios dos pequenos, por isso, permita sempre acesso a conteúdos de qualidade e valores, para uma formação cheia de alegria e muito amor.

Caso seus pequenos ainda não sejam participantes do nosso clubinho, fique à vontade em nosso site para conhecer mais e confirmar a assinatura, que vai garantir mensalmente livros que vão colaborar na educação religiosa, com valores cristãos para as crianças.