Uma dúvida frequente entre as mamães e papais, principalmente de primeira viagem é: por que não pode dar tela para bebê nos primeiros anos de vida? E é sobre isso que iremos falar neste artigo.
Na era da tecnologia, é muito difícil manter as crianças afastadas das telas, no entanto, é preciso entender que esse é um cuidado fundamental para o desenvolvimento e para a saúde dos pequenos.
Entenda por que não pode dar tela para bebê e como manter as crianças entretidas de forma saudável.
Por que não pode dar tela para bebê?
Existem diversas pesquisas com foco no porquê não pode dar tela para bebê. De acordo com o médico australiano Dr. Jim Kokkinakis, o uso das telas por crianças pode causar danos considerados irreversíveis à retina. Esses danos podem levar a uma degeneração precoce, que é a principal responsável por causar problemas como catarata e cegueira.
Qual a melhor forma de oferecer tela para as crianças?
Além de saber por que não pode dar tela para bebê, também é preciso ter em mente que isso não é 100% proibido, mas deve ser feito com cautela e de forma controlada para não prejudicar os pequenos.
A seguir, confira algumas formas de manter a tela na rotina das crianças sem nenhum tipo de malefício:
● Aguardar até os 2 anos para introduzir as telas;
● Limitar o tempo a ser assistido;
● Controlar o acesso e o que será assistido;
● Não deixar televisão no quarto das crianças;
● Não realizar nenhum tipo de refeição com a televisão;
● Ocupar o tempo das crianças com outras atividades;
● Deixar brinquedos, livros e jogos sempre acessíveis;
● Manter a TV e o controle remoto fora de acesso.
Essas são algumas formas de oferecer a TV sem prejudicar o desenvolvimento das crianças.Mas caso você precise oferecer um tempo de tela para seu filho, procure por conteúdos adequados para a faixa etária e desenhos educativos como Go Diego, Go, Mundo Bita e O Pequeno Francisco, são ótimas opções.
Quais os malefícios da criança assistir TV?
A orientação da OMS é de não expor crianças menores de 2 anos ao uso de telas, principalmente de forma prolongada, e isso tem uma razão. Abaixo, confira os malefícios causados por esse hábito:
Desenvolvimento cerebral
Os dois primeiros anos de idade são responsáveis por fazer com que o cérebro da criança se desenvolva e passe pelo maior estágio de crescimento, triplicando de tamanho. Quando os pequenos são expostos ao uso de telas, o estímulo causado no cérebro é feito de forma excessiva e por isso está associado a diversos problemas como diminuição da atenção, atrasos cognitivos, atrasos de fala, dificuldades de aprendizado e até mesmo o aumento da impulsividade.
Atraso no desenvolvimento
As crianças aprendem muito repetindo o que as pessoas ao seu redor fazem, principalmente os pais e irmãos que têm convivência diária. Quando estão expostos à tela, a interação com pais, amigos e irmãos diminui drasticamente e dessa forma ocorre o atraso no desenvolvimento.
Prejuízo ao sono
O estímulo causado pelas telas pode causar uma privação e até mesmo piorar a qualidade do sono das crianças. Quando expostos a elas, as crianças têm dificuldade em se acalmar antes de dormir, ficam agitadas por mais tempo e a luz emitida pelos aparelhos também reduzem a qualidade do sono.
Déficit de atenção
Como as telas tem uma velocidade de conteúdo muito acelerada, as crianças podem sofrer com déficit de atenção e problemas para se concentrar, o que acaba também prejudicando a memória e os estudos mais para frente.
Prejuízo na comunicação
Por estarem muito focadas no conteúdo que está sendo transmitido pelas telas, as crianças não se comunicam com a família, amigos ou irmãos e por isso, acabam sendo prejudicadas na comunicação oral. Isso pode causar não só dificuldades em se expressar, como também problemas de fala.
Isolamento
Ao estar focado nas telas, as crianças costumam se isolar mais e se relacionar cada vez menos com a família e com outras crianças. Nesse momento, a interação com outras pessoas é fundamental para que aprendam a se expressar e a conviver em sociedade.
Por isso, a exposição às telas também pode criar uma geração de crianças isoladas e retraídas.
Consumismo
Outro motivo de por que não pode dar tela para bebê, é que muitas vezes os conteúdos assistidos contém propagandas que podem induzir o consumo de diversos produtos para as crianças.
Esse tipo de exposição também não é saudável, pois pode acabar estimulando nas crianças o desejo abusivo de consumir e comprar coisas que não estão atreladas à felicidade e ao bem-estar de fato.
Pode dar celular para criança pequena?
O celular também é um tipo de tela que deve ser evitado para bebês e crianças. No caso de crianças com idade entre 2 e 5 anos, o recomendado é que eles acessem o celular por no máximo 1 hora por dia.
O cuidado com a distância da criança para o celular também deve ser pensado, pois quando usado muito próximo aos olhos pode causar problemas de visão.
Ou seja, caso seja realmente necessário expor a criança ao celular, é recomendado que ela tenha mais de 2 anos e que essa exposição não ultrapasse 1 hora por dia, devendo ser supervisionada por um responsável.
Como entreter a criança e deixar ela ocupada sem dar a tela?
Agora que você já sabe por que não pode dar tela para bebê, iremos te ensinar algumas formas de manter as crianças entretidas bem longe da telas e ainda aproveitar infinitos benefícios desse tipo de entretenimento:
Hora da leitura
A leitura é um hábito que deve ser incentivado desde pequenos e que traz benefícios para a vida como um todo. Vale apostar em um cantinho da leitura com diversos livros e ir realizando trocas com o passar do tempo para que a criança não enjoe.
Tire um tempo para sentar com os pequenos, deixe que eles escolham um livro e leiam juntos. Incentive a interação com perguntas e joguinhos que vão deixar o momento mais divertido e ainda incentivar a fixação do conteúdo e da história.
E para ajudar no incentivo à leitura, o ideal é buscar livros infantis de qualidade que contem história de forma didática e simples para as crianças se atentarem ainda mais durante a leitura.
Colagem
Utilizar diversos tipos de objetos e materiais para construir uma colagem é uma excelente forma de manter os pequenos entretidos e ainda estimular o sensorial. Vale usar coisas que você já tem em casa, tampinhas, linhas, fios, recortes de revistas, canudos e palitos podem servir para montar uma arte que estimula a coordenação e a imaginação.
Depois do trabalho pronto, vale montar uma verdadeira exposição para que seu pequeno artista se sinta valorizado e orgulhoso de seu trabalho.
Receitas
Incluir as crianças na rotina da casa também é uma forma de mantê-las entretidas e ainda se sentirem mais parte da família, criando mais responsabilidade com as tarefas domésticas.
Por isso, vale levar os pequenos para a cozinha e deixá-los colocar a mão na massa para fazer uma receita. A participação deles na receita pode depender da idade e da habilidade de cada um. Ou seja, crianças maiores podem ser responsáveis por cortar os alimentos, enquanto as menores podem fazer a mistura.
Dança
Dançar é uma atividade que proporciona benefícios para o corpo todo, além de ser extremamente divertida. Vale apostar em uma playlist diversa e colocar a família toda para dançar. Cada hora uma pessoa é responsável por criar a coreografia, enquanto as outras acompanham. Pode ter certeza que as risadas e a diversão são garantidas.
Se você quer saber mais sobre essas e outras dicas, principalmente de leitura, acesse as redes sociais e o blog do Clube Ovelhinhas.
É extremamente importante entender por que não se pode dar tela para bebê nos primeiros anos de vida e o quanto isso pode impactar no desenvolvimento e na vida das crianças.
Por isso, pesquise, converse e adapte de acordo com a sua realidade e com a rotina da sua família. É super possível realizar adaptações e manter uma vida equilibrada e saudável para os pequenos.